• Carregando...

Desenvolver uma poética visual de Curitiba a partir da própria experiência na cidade. Essa proposta foi apresentada a oito fotógrafos residentes na capital paranense pelo Núcleo de Estudos de Fotografia, resultando no projeto Cidades Visíveis, que, a partir de quinta-feira, será um dos representantes do Brasil no Festival Ecuentros Abiertos, realizado no Centro Cultural da Recoleta, em Buenos Aires, na Argentina.

O evento argentino faz parte do prestigiado Festi-val da Luz, circuito internacional de fotografia que inclui outras mostras importantes do gênero em diversos países do mundo, como Mois de la Pho-to (Paris, França), Fototage Herten (Colônia, Alemanha), Fotofest (Houston, EUA) e PhotoEspaña (Madri, Espanha).

Cidades Visíveis foi criado pelos fotógrafos Anuschka Lemos, Susana Sá, Antônio Wolff, Felipe Prando, Eduardo Serafim, Maria Inês Cavichiolli, Maycon Amoroso e Milla Jung, que uniram suas experiências diversas na fotografia para realizar um trabalho conjunto que fala sobre oito lugares da capital paranaense.

Os fotógrafos dizem que o convite para o Encuentros Abiertos foi inesperado, pois tradicionalmente o Brasil é representando nesse tipo de evento por trabalhos realizados por profissionais do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, ou que tragam registros de lugares que estão no imaginário estrangeiro, como a Amazônia ou o Nordeste brasileiro. Cidades Visíveis já havia sido selecionado anteriormente para a Fotoseptiembre (México) e a FotoRio 2005 (Rio de Janeiro), mostras que também fazem parte do Festival da Luz.

"Além de mostrarmos o projeto, teremos a oportunidade de apresentar nossos portfólios para representantes de outros festivais, além do contato com diversos fotógrafos do mundo", comenta Anuschka Lemos sobre a participação no Encuentros Abiertos – com exceção de Susana Sá, todos os demais fotógrafos do grupo vão participar da abertura da exposição curitibana no evento. Na terceira semana de agosto, a mostra argentina programa uma projeção fotográfica de Cidades Visí-veis, baseado em um DVD que complementa a exposição. "Estamos buscando apoios para fazer essa mesma projeção na Rua XV, ainda este ano em Curitiba", anuncia Lemos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]