• Carregando...

Parabéns

O maestro mineiro Charles Roussin, regente convidado do 29º Festival Internacional do Algarve, realizado em maio, em Portugal, elogiou a participação do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba no festival. As impressões do maestro brasileiro foram manifestadas em carta enviada à Fundação Cultural de Curitiba. Os cantores curitibanos fizeram cinco apresentações em diferentes cidades portuguesas, sendo três delas junto com a Orquestra de Póvoa de Varzim. Roussin foi o regente convidado das três apresentações. "Poucos grupos vocais me deixaram tão impressionado. Há uma homogeneidade e equilíbrio nas vozes que é raro de se ver", disse o maestro, que dirige a Orquestra de Ouro Branco e atua com outros grupos musicais de Minas Gerais. "Fiquei impressionado pela afinação, principalmente dos uníssonos, resultado de um profundo comprometimento individual pelo som do grupo. Acredito que a bela sonoridade atingida pela orquestra se deveu em grande parte à inspiração sugerida pelo som a Camerata", afirmou.

O Coro da Camerata é formado pelos cantores Sílvia Suss Marques, Darci Almeida, Ana Vargas, Naura Santana, Fátima Castilho, Maria Cecília Duboc, Mirta Schmitt, Sérgio Anders, Marcos Brito, Ivan Morais, Jocir Macedo, Alexandre Mousquer, Ademir Maurício, José Brazil, Cláudio de Biaggi e Fernando Klemann.

O ciclo de junho do projeto Domingo no Câmpus, série de música erudita promovida mensalmente pelo UnicenP – Centro Universitário Positivo, recebe em sua primeira apresentação, neste domingo (10), a Camerata Antiqua de Curitiba, orquestra e coro mantida pela Prefeitura Municipal de Curitiba. O concerto trará obras de Schubert, Haendel e Camargo Guarnieri. Sob regência da maestrina Helma Haller, a Camerata apresentará a "Missa Número 2 em Sol Maior", de Franz Schubert; o "Nisi Dominus – Salmo 127", de Georg Friedrich Haendel; e a "Missi Dilígite", do brasileiro Camargo Guarnieri. A apresentação acontece às 11 horas no Teatro UnicenP. As peças apresentadas no concerto do domingo são parte da especialidade da Camerata Antiqua: música sacra. Em 2007, a formação completa 33 anos de atividades. Ao longo deste período, a Camerata gravou oito LPs e quatro CDs. Dentre as obras mais expressivas do seu repertório estão o ciclo integral dos Motetos, inúmeras cantatas, a "Paixão Segundo São Mateus" e "Oratório de Natal", de Bach; "Messiah" e "Dixit Dominus", de Haendel; "Missa Lorde Nelson", de Haydn; "Missa em Fá", de Lobo de Mesquita; "Te Deum" e a ópera "Dido e Enéas", de Purcell; além de composições de Pergolesi, Monteverdi, Orlando de Lassus e Buxtehude.

Ao longo de sua história, a Camerata Antiqua de Curitiba tem uma relação de concertos históricos, como os realizados no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no Teatro Municipal de São Paulo, e a apresentação em Washington, em 1996, na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em comemoração aos seus 25 anos, a Camerata realizou em Curitiba, em 1999, dois concertos da "Missa em Si Menor", de Bach, na Catedral Basílica e no Teatro Guaíra. Durante 26 anos teve como regente titular o maestro Roberto de Regina, também o fundador do grupo, junto com a cravista Ingrid Seraphim.

Confira outras atrações no Guias e Roteiros

Serviço: Domingo no Câmpus com o Coro e a Orquestra Camerata de Curitiba. Domingo (10) às 11 horas. Teatro UnicenP (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido - Estacionamento 8). Tel.; 3317-3283. R$ 10,00. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]