• Carregando...

Depois de quase três anos sem acontecer, o festival de punk rock e hardcore Chacina volta à ativa cheio de novidades e com novo endereço. A 10.° edição acontece neste fim de semana, na praia catarinense de Itapoá, com shows de quatro bandas e campeonatos de surfe e skate. O evento deste ano foi batizado de Surf Skate e Rock Show. Os grupos convidados, que tocam amanhã à noite, são o norte-americano The Sophomore Effort, o brasiliense Cabeloduro, o paulista Food4Life e o curitibano Sugar Kane.

O empresário Leandro "Grilo" Breda, produtor do evento, conta que o Chacina deixou de ser realizado por conta de mudanças em sua vida, que o levaram a se estabelecer em Florianópolis. Como bom surfista, ele passava muito tempo enfurnado em escritórios e sentia falta da brisa do mar. Nesse período, Breda também reorganizou a sua marca de roupas, a Cruel Manic, que também se mudou para a capital catarinense.

O Chacina nasceu em Pontal do Sul (PR) – onde aconteceu a maioria das suas edições – e foi transferido para Guaratuba. Na última realizada, em 2002, o evento mudou-se da beira da praia para a Avenida Beira Mar, mas acabou incomodando os vizinhos. Breda, no entanto, garante que não foi isso que o fez mudar de estado. "Quando era na orla, os moradores até iam prestigiar. Foi muito legal ver, na última edição, punks, metaleiros e senhoras com suas famílias prestigiando. Queremos agradar, deixar as pessoas felizes. Quando começou a incomodar, decidi tirar o time de campo e dar uma descansada. A gente incomoda, mas também sabe escutar reclamações. É normal, a história do rock se confunde com esse tipo de confusão", comenta.

E a volta não poderia ser em melhor estilo, com uma atração internacional (pela primeira vez) e integrando música e esporte. O campeonato de surfe, conta Breda, é válido pelo ranking catarinense no nivel A, que abriga as premiações máximas – o vencedor também ganha uma passagem para Fernando de Noronha. "Algo inédito é que esta nossa etapa acontece num circuito móvel, porque em Itapoá há a opção de ser na praia aberta ou na pedra onde quebram as ondas perfeitas. Já no campeonato de skate, a novidade é o Overall, uma categoria para atletas que surfam e andam de skate", revela.

Sobre a parte musical, o momento mais difícil é sempre a escolha das bandas. "Sempre tenho de deixar muito gente boa de fora", pondera Breda. A escolha, explica o empresário, recai sobre nomes que estão em atividade e com algo importante a dizer, como o Sugar Kane. "Os caras acabaram de masterizar o disco na Califórnia, têm atitude, mensagens legais e fazem um bom som, além de ser uma gurizada agilizada", afirma.

A partir deste ano, diz o produtor, a intenção é retomar o ritmo e não parar mais de fazer o evento. "Quero tentar recuperar a idéia inicial de fazer o festival sob uma lona de circo itinerante. Vamos ver, porque não temos nenhum patrocinador forte, só apoios", conta, cogitando, quem sabe, futuras edições circulando por Matinhos, Guaratuba e Florianópolis. "Estamos esticando a abrangência, agora que vai ter o público catarinense também", avalia.

Serviço

Evento: Surfe Skate e Rock Show.

Local: Praia de Itapoá (SC), de 28 a 31 de agosto.

Hoje: início do campeonato de surfe.

Amanhã: começa a competição de skate.

Shows do festival Chacina: Amanhã, a partir das 22 horas, no Maresia Bar (Av. Brasil, 1000).

Ingressos: R$ 20 (antecipados, com direito a camiseta).

Informações: (48) 234-2966, em Santa Catarina, e (41) 3324-0601, no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]