• Carregando...
2 Números: teatro se aproxima da música, da dança e das artes visuais | Celso Pereira / Divulgação
2 Números: teatro se aproxima da música, da dança e das artes visuais| Foto: Celso Pereira / Divulgação

O palco do Teatro da Caixa re­­cebe, nesta sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18), o espetáculo 2 Números, que in­­clui as peças Cama de Gato e De Den­­tro (confira o serviço completo). Trata-se de teatro de animação, no qual, além dos atores, há presença de objetos, máscaras e bonecos. 2 Números resulta de uma pesquisa que a companhia carioca Teatro Portátil realizou durante 8 meses. O diretor do grupo, Alexandre Bocca­­nera, explica que trabalha sem o texto e se vale de outras possibilidades para contar uma história.

"A pesquisa no teatro de animação busca identificar as possibilidades cênicas e os tipos de movimentação que se pode ter na peça. O trabalho em cima da música também é minucioso, pois é o fio condutor de toda dramaturgia", afirma Bocca­­nera.

Caminhos

Cama de Gato, a primeira montagem, dialoga com a tradicional brincadeira homônima. No palco, três atores mascarados animam um fio de algodão e desenham figuras e formas pelo espaço. Já em De Den­­tro entra em cena um boneco, que tem como objetivo conhecer os seus manipuladores e desvendar o am­­biente em que está inserido.

O diretor da companhia chama a atenção para o desafio que é realizar o teatro de animação, pelo fato de o manipulador se colocar em um plano de neutralidade. "O ator tem de dividir a cena com elementos, no caso os bonecos e a máscara, que chamam mais atenção do que ele. É um trabalho que exige muito, pois os elementos constituem figuras muito delicadas", diz Boccanera.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]