• Carregando...
 | Leonardo Soares/ Agência Globo
| Foto: Leonardo Soares/ Agência Globo

Serviço

A Vida de Rafinha Bastos

Sábado, às 22h30, no canal FX.

Calma no Brasil! Aparentemente, Rafinha Bastos não virou o Sérgio Mallandro – que, desde abril, estrela o reality show Vida de Mallandro no Multishow. Acontece que, neste sábado, às 22h30, o canal FX vai exibir a pré-estreia da série A Vida de Rafinha Bastos. Mas, segundo o humorista gaúcho, um programa não tem nada a ver com o outro.

"Não é um reality show, é uma série de ficção com cara de reality show", explicou Rafinha em entrevista coletiva por telefone. "Existe um roteiro, feito por mim e outros quatro roteiristas, que vai juntar histórias verdadeiras com outras nem tanto. Muito do que vai ao ar no primeiro episódio é verdade mesmo, alguns personagens representam a si mesmos, mas não vai dar pra diferenciar o que é real e o que é fictício. E esse é o grande barato da série."

Ele reforça que, ao contrário do que é sugerido no programa de Sérgio Mallandro, a série não vai necessariamente expor o seu dia a dia: "Não tem uma câmera 24 horas por dia na minha casa, ninguém entrou lá para fazer a série, mesmo porque eu jamais permitiria isso. Ao mesmo tempo, minha esposa pode ser mesmo a minha esposa, o meu pai pode ser o meu pai de fato ou ser interpretado por um ator, e essa confusão é interessante", considera.

O formato também permite que Rafinha mostre sua família e seus amigos sem expô-los. "Eu tenho como optar não expor a minha família, ou mostrar apenas quem eu quero. Mesmo assim, estou assumindo e colocando elementos importantes da minha vida pessoal. Como comediante, eu sempre tratei tudo como piada, mas nesta série eu falo de uma maneira um pouco mais madura", diz.

Este primeiro episódio – que terá as participações especiais de Marília Gabriela e do lutador Rodrigo Minotauro – vai ao ar "descolado" do restante da série, que ainda está sendo produzido e não tem data definida para a estreia – possivelmente no fim do ano ou início de 2013. "Eu resolvi forçar para que a gente tivesse um episódio agora, porque alguns assuntos que eu queria tratar daqui a pouco ficam velhos", observa. "Mas eu entendo, tem um processo de produção que é demorado, não é algo simples, existe também uma burocracia na questão da verba, mas se demorasse mais eu ia perder completamente o tempo das coisas."

Wanessa Camargo

O principal desses "assuntos" é justamente a polêmica em torno da piada que Rafinha Bastos fez no CQC com a cantora Wanessa Camargo, que acabou resultando na sua suspensão e posterior saída da Bandeirantes. "Eu exploro alguns assuntos que ficaram em voga na minha vida ultimamente, as coisas que as pessoas viram na imprensa. Eu falo sim da piada do estupro, e achei que a série seria a melhor maneira de abordar isso de uma forma menos quadrada", avalia.

O que ajuda a explicar o silêncio do comediante a respeito do episódio. "Meu objetivo ao não falar era tratar do assunto de uma forma humorística, mais interessante do que dar uma entrevista dizendo o que eu penso sobre a liberdade de imprensa e o politicamente correto", destaca. "A série é uma maneira que eu encontrei de mostrar um pouco do que acontece comigo nessas situações. Com a popularidade que eu atingi [Rafinha tem mais de 4 milhões de seguidores no Twitter, e foi eleito pelo New York Times a personalidade mais influente do microblog], a piada tem outra força. Isso às vezes volta para mim de alguma forma, e eu tentei mostrar isso de uma forma bem-humorada, ao invés de sair por aí dizendo o que eu sofri ou deixei de sofrer."

Ou seja: se você gosta – ou odeia – Rafinha Bastos, não dá para perder.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]