• Carregando...
O elenco da Cia Atores de Laura discute a traição com humor | Divulgação
O elenco da Cia Atores de Laura discute a traição com humor| Foto: Divulgação

GUIA GAZETA DO POVO

O Guia Gazeta do Povo selecionou programas imperdíveis para você fazer na cidade logo após ver uma peça durante o Festival de Curitiba. Que tal esticar a noite com um jantar romântico, uma balada ou um barzinho para tomar aquela cerveja gelada com os amigos?! Assista ao vídeo e veja as dicas

Daniel Herz, o diretor da Cia Atores de Laura, estava lendo jornal durante o ano passado e, entre uma manchete e outra fotografia, encontrou uma frase que quase fez com que ele caísse da cadeira: "O adultério não é crime, mas tem seu preço". A afirmação foi o ponto de partida para Herz e a sua trupe pesquisarem a obra do autor italiano Luigi Pirandello (1867-1936).

Saiba tudo sobre os espetáculos da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba

As leituras abriram inúmeras possibilidades de reflexão, e o grupo de teatro carioca focou em duas questões: contrapor realidade e ilusão, além de refletir sobre o que significa trair.

O resultado das pesquisas é uma montagem de 80 minutos, na qual o elenco, formado por três atores e três atrizes, migra de uma situação para outra, continuamente. "Isso é simbólico. O objetivo é sugerir ao público que nós, na vida real, não vivemos apenas uma realidade. Há várias camadas no contexto no qual uma pessoa está inserida", afirma Herz, diretor de Adultério (confira o serviço completo do espetáculo), que terá duas apresentações no Festival de Curitiba, hoje e amanhã, no Teatro da Reitoria.

As situações cênicas, que se conectam, tratam do assunto que dá nome à peça. "A montagem trata da traição a partir de vários pontos de vista, seja de quem trai, como de quem é traído", conta o diretor, que tem uma opinião contundente sobre o assunto. "O adultério é um dos grandes paradoxos do ser humano. Afinal, ao construirmos uma relação com uma única pessoa, abrimos mão de todo um leque de possibilidades de nos relacionarmos com diversos outros parceiros. De repente, a relação está boa, e podemos cometer adultério ou sermos traídos".

Criação coletiva

Adultério estreou em janeiro deste ano no Teatro Gláucio Gill, no Rio de Janeiro, e atualmente segue em cartaz no Teatro do Sesc Ipiranga, em São Paulo. Público e crítica estão aplaudindo a comédia da Cia Atores de Laura. Tania Brandão, do jornal O Globo, escreveu um texto que ajuda a entender a montagem: "Em cena, sob a direção límpida e segura de Daniel Herz, a partir do casamento, visto com dúvidas e muito humor desde o instante da marcha nupcial, há uma sucessão vertiginosa de histórias bem contadas, sempre sob o mote da traição. São diversas formas de casamento, do heterossexual até o literário e o profissional, passando pelo casamento gay e por algumas combinações no mínimo divertidas, como o próprio teatro."

Tania chama a atenção para o bom funcionamento do texto, criação coletiva do grupo, além de afirmar que os seis atores são competentes em cena. "Trata-se, enfim, de uma encenação orgânica, estruturada com precisão extrema em torno de um conceito e de uma visão de teatro. É linda de ver. E essa organicidade aparece mais forte ali onde a atividade de grupo sempre se faz notar com mais vigor – o trabalho dos atores. (...) Em cena, eles renovam a velha pergunta implacável, sobre a essência da natureza humana, sua fluidez e seu gosto pela traição. Restará para você, na plateia, o encanto maior: ser traído, enganado, ludibriado, vítima dessa arte do permanente adultério, o velho e bom teatro", endossa Tania.

Serviço:

Adultério (confira o serviço completo do espetáculo). Com a Cia Atores de Laura. Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1.299). Dias 30 e 31, às 21 horas. R$ 50 e R$ 25 (meia).

Confira a programação da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba também pelo seu iPhone e iPad, baixe o app da Gazeta do Povo gratuitamente na Apple Store. Se você já possui nosso app, basta fazer o download da edição do dia e ir à editoria do Caderno G.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]