• Carregando...

O Teatro Bolshoi, em Moscou, talvez não possa ser reaberto em 2008, conforme o previsto, porque sua renovação vem enfrentando problemas e despesas inesperadas, disse na terça-feira (31) a agência estatal que está financiando a reforma.

Em julho de 2005 o Bolshoi, que abriga uma das maiores companhias de ópera e balé do mundo, foi fechado para restauração, estando sua fachada, suas paredes e colunas marcadas por décadas de descaso.

Natalia Uvarova, porta-voz da Agência Federal de Cultura e Cinematografia da Rússia, disse à Reuters que pode haver uma mudança na data de conclusão da reconstrução do teatro.

Ela disse que a expectativa é que os responsáveis pela obra fixem uma data mais precisa para sua conclusão até o final de agosto. "Depois de iniciada a reconstrução do Bolshoi, descobriu-se que eram necessários trabalhos subterrâneos e que alguns lugares estavam danificados por fungos, o que tornou necessárias despesas adicionais", disse ela.

No fim de semana a imprensa russa citou o diretor geral do Bolshoi, Anatoly Iksanov, como tendo dito que o fim da restauração foi adiado em pelo menos um ano. No início do mês ele tinha dito que esperava que o teatro pudesse ser reaberto entre setembro e novembro de 2008.

Uvarova não confirmou a nova estimativa, de 2009, dizendo que os trabalhos de inspeção precisam ser concluídos para que se possa mudar o prazo final da obra.

Fundado em 1776 por um decreto da imperatriz Catarina, a Grande, o Bolshoi adquiriu o prédio em 1825, depois de seu "lar" original, o Teatro Petrovka, ter sido destruído num incêndio em 1805.

O Estado reservou 585 milhões de dólares para a restauração do teatro.

Czares russos e líderes soviéticos adoravam visitar o Bolshoi e levar convidados estrangeiros importantes ao teatro.

Em 1944 o líder soviético Josef Stalin levou o primeiro-ministro britânico Winston Churchill ao Bolshoi. Em 2002, uma bomba não detonada da 2ª Guerra Mundial foi encontrada debaixo de uma das entradas do teatro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]