• Carregando...
Reinaldo trabalhou como cartunista antes de ir para TV | Divulgação
Reinaldo trabalhou como cartunista antes de ir para TV| Foto: Divulgação

Para a geração que cresceu assistindo ao Casseta & Planeta e nunca ouviu falar em "Pasquim", chegou a hora de descobrir o lado cartunista do humorista Reinaldo, conhecido pelos personagens "Devagar Franco", "Ótima Bernardes", "Dr. Dráuzio Careca" e "ET de Varginha", exibidos no programa da Rede Globo de Televisão. Ele lança em Curitiba, nesta sexta-feira (31), seu livro "Reinaldo – Desenhos de Humor", com direito a bate-papo e sessão de autógrafos.

O livro reúne uma coletânea de desenhos que o humorista publicou ao longo de sua carreira, desde o primeiro cartum que apareceu em 1974, no jornal "Pasquim", até trabalhos mais recentes. No registro estão também desenhos publicados nas revistas "Chiclete com Banana", "Careta", "Papel de Bobo", "Bundas", "Planeta Diário" e "Casseta & Planeta", além de alguns inéditos. A seleção ficou por conta do próprio humorista e do cartunista Jaguar, um dos editores do "Pasquim" e "consultor de humor" da editora Desiderata.

"O cartum tem uma linguagem muito diferente da TV. Você tem que condensar no texto e imagem uma idéia muito forte", explica o humorista, que vê com bons olhos a capacidade do brasileiro em transformar a vida em piada. "É tudo tão grotesco que é melhor ficar com o escracho do que ficar endeusando a vida. Sujeito que tem humor nunca entraria no fanatismo", disse o humorista em entrevista à Gazeta do Povo. Reinaldo ressalta que nunca teve problemas de falta de assunto. "No Brasil, até deputado já nasce personagem pronto".

Serviço: Lançamento do livro Reinaldo – Desenhos de Humor (Desiderata, 128 págs., R$ 29,90). Bate-papo e sessão de autógrafos com o humorista. Sexta-feira (31) às 19h30. Praça de Alimentação do Shopping Curitiba (Rua Brigadeiro Franco, 2.300. Piso L4). Entrada gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]