• Carregando...

Um casarão abandonado ocupa o número 395 da rua Barão do Rio Branco, região central de Curitiba. No local já funcionou o Palácio do Governo, a chefatura de polícia e, mais tarde, a sede da Secretaria da Justiça. Hoje, o prédio está severamente deteriorado, com rachaduras espessas nas paredes, infiltrações e "crateras" conectando os dois pavimentos da construção. Uma verba de cerca de R$ 800 mil da Caixa Econômica Federal será investida para reverter a situação e tornar o local próprio para o uso do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS).

"Tive medo de subir as escadas e ver tudo desabar", relata a presidente da Sociedade Amigos do Museu da Imagem e do Som (Samis), Conceição Barindelli. O uso contínuo do imóvel destituído de adequadas medidas de conservação provocou a deterioração, alega a representante da Samis. O prédio, construído em fins do século 19 seguindo o projeto do italiano Ernesto Guaita, foi tombado em 1977 pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná e, desde 1989, sediava o MIS.

O acervo do museu, que guarda 1 milhão de negativos fotográficos, entre outras raridades da memória do estado, foi retirado em meados de 2003 e abrigado no bloco quatro do antigo Conglomerado Banestado, no bairro Santa Cândida.

Restauro

Foi realizado um diagnóstico da construção e aprovado um plano não apenas de reforma, mas de restauro. Isso significa que, além de tornar o edifício apto para o uso, serão recuperadas suas características arquitetônicas originais. As obras incluem a instalação de um sistema de ventilação e controle de umidade e temperatura.

Está prevista para janeiro a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal para acertar o repasse de R$ 800 mil, cedidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O mecanismo legal permite que as empresas abatam do imposto de renda valor equivalente àquele investido em projetos culturais previamente selecionados. Outra obra visada pela direção do MIS é a construção de um novo prédio anexo no terreno de 4,025 metros quadrados pertencente ao imóvel.

Enquanto isso, a reserva técnica da instituição está sendo catalogada e, em breve, deverá receber uma doação da TV Iguaçu. Equipamentos antigos da emissora, como gruas, câmeras, ilhas de edição e câmeras serão acolhidas pelo MIS.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]