• Carregando...

Please Please Me, primeiro álbum dos Beatles, alavancou a carreira dos quatro garotos de Liverpool. A importância da banda para a cultura pop permanece após 40 anos de sua dissolução. Desde 2012, o grupo virou tema de um curso na PUC do Rio de Janeiro: Beatles: História, Arte e Legado. Leia entrevista de dois professores do curso por e-mail à Gazeta do Povo:

50 anos após o lançamento de Please Please Me, qual é o legado do álbum?

Antes dos Beatles, o pop-rock era movido a compactos (singles). O single dominava o mercado. Adolescentes geralmente só compravam single (principalmente pelo preço). Os LPs eram, em sua maioria, discos com uma ou duas músicas boas e o resto preenchido com "fillers" (tapa-buracos), ou seja, canções que funcionavam bem num álbum, num todo, mas que eram fracas individualmente. Os Beatles mudaram isso! O LP Please Please Me era como uma coletânea de singles, ou seja, todas as faixas eram fortes individualmente e poderiam ter feito sucesso como compactos. E isso de fato aconteceu e é fácil de perceber, pois várias músicas de Please Please Me foram lançadas em compacto em outros países e atingiriam os primeiros lugares das paradas, como "Twist and Shout", "Do You Want to Know a Secret" e "Anna". O legado é claro: os principais artistas começaram a se preocupar com a concepção ou proposta do álbum, ou seja, com a ideia de um trabalho bom como um todo e, se possível, integrado.

Outro aspecto que também deve ser salientado é o fato do álbum ter 8 músicas (das 14) compostas pelos Beatles, coisa pouco comum na época, visto que a maioria dos cantores e bandas eram apenas intérpretes.

Gravado em menos de 10 horas, o disco alçou uma banda até então desconhecida ao sucesso. Como explicar isso?

O repertório do Please Please Me era basicamente o set list dos seus shows e já estava ensaiado. Eles tocavam aquelas músicas de olhos fechados, tanto é que boa parte delas foi gravada de primeira. A primeira faixa do álbum, por exemplo, a vibrante "I Saw Her Standing There", é o take 1. E outras faixas do álbum também foram gravadas em 1 ou 2 takes, como "Twist and Shout", "Chains" e "Boys". As 14 faixas do álbum eram todas muito boas e fez diferença junto aos consumidores que passaram a gostar do LP e, consequentemente, a se identificar mais intensamente com o artista e não só com uma música. Please Please Me ficou 30 semanas seguidas no primeiro lugar da parada de álbuns inglesa e só caiu pro segundo lugar quando saiu o segundo LP do grupo (e isso aconteceu ao longo dos anos 60, com um LP substituindo o outro no primeiro lugar).

Além do talento/criatividade, sem dúvidas que o carisma/entrosamento dos quatro, somado ao tino comercial de Brian Epstein e ao conhecimento musical de George Martin ajudaram no decolar da banda.

Qual é a importância de George Martin no sucesso do grupo?

Diria que não só o George Martin, mas toda a equipe técnica da EMI/Abbey Road, principalmente o engenheiro de som Norman Hurricane Smith (que depois viraria produtor do Pink Floyd). A eles se deve o fantástico som gravado em 1963, mas que parece gravado hoje, com os instrumentos e vozes perfeitamente balanceados, na mixagem, com uma clareza incrível. Além disso, George Martin encontrou nos Beatles, particularmente no interesse e tino musical do Paul McCartney, uma rica e motivadora oportunidade de crescimento mútuo e inovações.

Quais inovações o primeiro disco dos Beatles trouxe à música pop mundial feita na época?

Além do já citado acima, é possível acrescentar que o som de Please Please Me era uma coisa totalmente nova na época. Isso porque percebe-se as influências do rock norte-americano, do soul, do R&B, mas com uma pegada nova, criada por eles. Os vocais em harmonia, que era usado até então no country-rock norte-americano (Everly Brothers, por exemplo), também eram uma novidade, já que nenhum outro grupo inglês fazia igual naquela época.

Qual a sua opinião sobre o repertório do disco?

Fantástico. Todas as faixas são cantadas e tocadas com perfeição, passando por vários climas, desde a vibração de "I Saw Her Standing There" (escolhida a dedo como faixa de abertura) e "Twist and Shout" (que fecha o disco), até o romantismo de "Anna" e "Baby It's You" (interpretadas magistralmente por John Lennon). Melodias cativantes, daquelas que você ouve uma vez e já sai cantando, etc. Lennon-McCartney mostrando desde o início a qualidade autoral que eles manteriam durante toda a carreira, como em "Misery", "There's a Place" e a própria "Please Please Me".

Hoje, quando se fala dos Beatles, a maioria das pessoas se remete à fase pós Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Parece haver um certo esquecimento dos primeiros álbuns da banda, tirando sucessos como "Love Me Do" e "Twist and Shout". É justo?

Não concordo que esta afirmação seja um fato consumado. A primeira fase dos Beatles ainda é referenciada por muitos, inclusive em gravações covers. Mas, considerando-a verdadeira, com certeza, não seria justa. É, por isso, que evito falar em "evolução" dos Beatles, pois faz parecer que as canções do início eram inferiores. Na realidade, houve uma mudança já que as músicas são de estilos diferentes e incorporam novas buscas e experimentações, mas não melhores ou piores. Não é porque a canção tem menos acordes, ou só acordes naturais e não dissonantes, não há uso de orquestra ou arranjos mais complexos, que isso faz dela uma canção de qualidade inferior. Se fosse assim, o blues e o rock'n'roll não seriam considerados importantes, certo? Talvez, poucos tenham conhecimento que "She Loves You", por exemplo, lançada pouco depois de Please Please Me, foi tão revolucionária em 1963 como "Strawberry Fields" foi em 1967. Ou seja, cada ideia (e som!) tem sua época. Em 1964, os Beatles já eram elogiados e regravados por nomes como Henry Mancini e Sarah Vaughan, que comprova a qualidade e o reconhecimento dos seus trabalhos iniciais.

Muitas curiosidades cercam a gravação do disco. Uma delas é que Ringo Starr não toca bateria em "Love Me Do". Lembra de outras "lendas" sobre a gravação do álbum?

Quanto a "Love Me Do", o que aconteceu foi que para as gravações da música, em setembro de 1962, George Martin e equipe já tinham convocado um baterista de estúdio experiente (Andy White) para tocar na sessão de gravação no lugar do Pete Best (que acabara de ser dispensado do grupo). Então foram feitas duas versões de "Love Me Do", uma com o Ringo e outra com o Andy White. No final, a versão com o Ringo foi a escolhida por Martin para o lançamento do compacto (single), o que deu moral ao baterista e foi seu certificado de aprovação. Só que quando foram compilar o álbum, o master do single havia sumido, aparentemente enviado para uma subsidiária da EMI no exterior, e, por isso, tiveram que incluir no LP a versão com Andy White.

Outras lendas associadas com o disco dizem respeito à gravação de "Twist and Shout". John estava sem voz após a maratona de gravações e precisou descansar, tomar umas pastilhas e fazer gargarejo até conseguir melhorar. Ele mesmo disse a respeito: "Eu não consegui cantar, fiquei apenas gritando." Deu tudo de si, mandou muito bem e perdeu a voz após o primeiro take. Diz também a lenda que John para conseguir a força "roqueira" identificada na gravação chegou a se deitar no chão...

Entre 1962 e 1970, os Beatles lançaram oficialmente 13 álbuns. Em um período relativamente pequeno, o grupo revolucionou a música pop e se transformou na maior banda de todos os tempos. Como explicar a Evolução da banda?

Uma das características marcantes dos Beatles é que todo álbum novo trazia alguma novidade em relação ao anterior. Talvez a exceção sejam os dois primeiros. Mas, em seguida tivemos A Hard Day’s Night, que é todo autoral e com musicas do filme. Os álbuns criavam um clima próprio, basta relembrar Help!, Rubber Soul, Revolver, Sgt. Pepper, etc. Nenhum LP é igual e olha que de 1963 a 1965 eles lançavam dois álbuns por ano (hoje em dia uma banda lança um disco novo, em média, a cada três anos). As canções passaram a ser novidades e comentadas em função dos arranjos criativos. Dificilmente você encontra um cover que seja superior ao original dos Beatles. Cada música foi gravada como tinha que ser. E, do outro lado, os covers que eles fizeram viraram músicas dos Beatles. "Twist and Shout", "Roll Over Beethoven", "Please Mister Postman", "Rock and Roll Music", etc, tornaram-se próprias, fazendo as pessoas se esquecerem das versões originais. E o principal, para resumir: eles tinham talento, uma capacidade pra fazer música boa que ninguém até hoje no pop-rock conseguiu igualar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]