• Carregando...

A temporada 2006 de blockbusters começa nesta semana com o lançamento mundial de Missão: Impossível 3. Depois do filme do astro Tom Cruise, que chega às telas brasileiras na sexta-feira, estão programadas as estréias de O Código da Vinci (19 maio no Brasil); X-Men – O Confronto Final (26 de maio), Poseidon (23 de junho) e Superman – O Retorno (14 de julho).

Pelos trailers já disponíveis na internet e nos cinemas, a nova aventura do agente secreto Ethan Hunt, personagem de Cruise, promete ser a melhor da série, que já teve produções dirigidas anteriormente por Brian De Palma e John Woo. Quem assumiu o comando da franquia foi J. J. Abrams, responsável pelo seriado de ação e suspense mais quente do momento na televisão americana: Lost. Abrams está cotado para dar novo gás a uma outra franquia cheia de fãs e que anda em baixa nos últimos anos: Jornada nas Estrelas.

Em Missão: Impossível 3, Hunt e sua equipe precisam resgatar uma colega de trabalho que foi seqüestrada e salvar a namorada do herói, ameaçada por um terrível vilão interpretado por Philip Seymour Hoffman, Oscar de melhor ator este ano por Capote – e do qual se espera que roube o filme. Completam o elenco da produção Laurence Fishburne (o Morpheus da série Matrix), Billy Crudrup (Quase Famosos) e Ving Rhames, que continua como o braço direito de Hunt.

Um outro Tom, tão importante como o primeiro já citado, encabeça o elenco do polêmico O Código Da Vinci, adaptação do best seller homônimo de Dan Brown. Vencedor de dois Oscars, Tom Hanks empresta seu carisma ao personagem Robert Langdon, o historiador que investiga a linhagem de Jesus Cristo. Pela ficção criada por Brown, ele teria tido um filho com Maria Madalena, segredo guardado por uma seita cujos líderes são figuras importantes da história, como o artista Leonardo Da Vinci, que protegem os herdeiros de Cristo.

A Igreja Católica já se pronunciou contra a produção, que quase não chega às telas por causa de um processo de plágio contra Brown, acusado de ter copiado a trama da linhagem de Jesus de um livro da década de 80, escrito por dois historiadores ingleses – mas o escritor foi inocentado no processo. Participam da fita dirigida por Ron Howard (Uma Mente Brilhante): Audrey Tautou (a eterna Amélie Poulain), Jean Reno (o francês pau-para-toda-obra de Hollywood), Ian McKellen (O Senhor dos Anéis) e Paul Bethany (Dogville).

O final dos mutantes?

O título indica O Confronto Final, mas o terceiro X-Men pode não ser o último da série, como estava sendo comentado – já há rumores de que um quarto filme poderia ser realizado, mesmo com a produção dos filmes-solos dos personagens Wolverine (Hugh Jackman) e Magneto (Ian McKellen).

A curiosidade dos fãs dos quadrinhos da Marvel é grande em relação à troca na direção da franquia: sai Brian Synger, que mudou de casa e foi dirigir o retorno do Superman (leia quadro ao lado), um dos principais personagens da concorrente DC Comics, e entra Brett Ratner, que tem no currículo a série A Hora do Rush.

A nova trama dos mutantes liderados pelo professor Xavier (Patrick Stewart) traz todo o elenco principal dos dois filmes anteriores e apresenta novos personagens como o Fera (Kelsey Grammer, protagonista da série Frasier) e Kitty Pryde (Ellen Page). Para a alegria dos mais fanáticos, Ratner diz ter conseguido encaixar no roteiro elementos muitos conhecidos dos quadrinhos como Os Sentinelas, A Sala do Perigo e o Arremesso Especial (um golpe realizado em conjunto por Wolverine e Colossus).

Poseidon

Os filmes-catástrofe podem estar sendo resgatados em Hollywood com o lançamento de Poseidon, refilmagen de O Destino do Poseidon, sucesso dos anos 70. O remake ficou sob o comando do alemão Wolfgang Petersen, que já tem experiência em filmes grandiosos como Tróia e Mar em Fúria. Na história atualizada, o transatlântico Poseidon é pego por uma gigantesca tsunami, um fenômemo natural mais do que atual. O filme é protagonizado por um ainda pouco conhecido Josh Lucas (Doce Lar) e tem ainda no elenco Kurt Russell e Richard Dreyfuss.

O até então proibido tema do 11 de Setembro finalmente começa a ser explorado por Hollywood, que programa para este ano duas produções baseada nos fatídicos atentados que aconteceram nos EUA em 2001. Vôo 93, de Paul Greengrass (A Supremacia Bourne), fala do vôo que caiu na Pensilvânia e cujos passageiros se revoltaram contra os terroristas – a produção tem estréia em Cannes e lançamento no Brasil em 30 de junho.

As Torres Gêmeas traz a visão do sempre polêmico Oliver Stone (Platoon) sobre a derrubada dos famosos prédios de Nova Iorque, com Nicolas Cage encabeçando o elenco. O filme tem previsão de estréia no Brasil em 29 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]