• Carregando...

Eles conseguiram o recorde britânico de álbum de estréia que mais rapidamente vendeu, foram chamados de o próximo Oasis e sao tidos como os primeiros superstars da era iPod.

Mas o verdadeiro teste para o grupo Arctic Monkeys - o jovem quarteto que chegou ao sucesso graças ao "marketing da internet" - é o palco.

A julgar pela reação no início de sua turnê, cujos ingressos já estão esgotados, os roqueiros já chegaram ao topo.

- Acho fantástico - disse Nick Hodgson, baterista da banda independente Kaiser Chiefs, que viu o show dos Monkeys na cidade de Leeds, no norte da Inglaterra, na noite de quarta-feira. - Eles são brilhantes. Não há como negar isso.

Quatrocentos fãs lotavam o bar pequeno e sujo do campus universitário, cantando junto com o vocalista de 19 anos Alex Turner as músicas "I bet you look good on the dancefloor" e "When the sun goes down", ambas no primeiro lugar na lista de singles da Grã-Bretanha.

Copos de plástico cheios de cerveja voavam pelo público durante os 45 minutos de show, repleto de faixas do álbum "Whatever people say I am, that's what I'm not", que vendeu surpreendentes 360.000 cópias em sua primeira semana de lançamento.

As letras sobre prostituição, bebedeira e confrontos com a polícia, junto com os fãs que ajudaram a promover a banda na internet, destacaram o grupo no cenário musical.

- Adoro o fato de eles terem procurado a internet em vez de uma gravadora comum - disse Naomi Saville-Williamson, uma estudante que via a banda pela primeira vez.

Os membros do Monkeys, avessos à publicidade, ficaram famosos quase que por acidente. Os quatro músicos, que têm entre 19 e 20 anos de idade, entregaram gratuitamente CDs com suas músicas em shows em 2003. Os CDs foram baixados na internet por fãs e logo tomaram conta do ciberespaço.

Na época, os próprios artistas ficaram surpresos quando ouviam o público cantando junto suas músicas durante os shows.

Tal sucesso sugere que a internet está mudando não apenas o modo como o mundo escuta música, via iPods e outros serviços de download, mas também a maneira como as bandas conseguem entrar no mercado por conta própria.

- Acho que as bandas estão, provavelmente, numa posição mais forte, já que não estão tão desesperadas para que a gravadora encontre um público para seu trabalho - disse Laurence Bell, chefe da gravadora Domino Records, que já fechou contrato com o Arctic Monkeys.

- Eles já vieram com uma platéia - disse ele à Reuters em entrevista recente.

A questão, agora, é saber aonde os Arctic Monkeys vão. Eles já conquistaram a Grã-Bretanha na velocidade da luz. Agora eles terão que conquistar fãs no exterior. Eles também devem tentar tocar para um público maior do que algumas centenas de pessoas entulhadas em bares pequenos.

"Tenho certeza que da próxima vez que voltarmos, estaremos em um estúdio tocando durante três horas, e teremos convidados especiais", brincou Turner com os fãs durante o show.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]