• Carregando...
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical" | Reprodução www.globo.com/paraisotropical
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical"| Foto: Reprodução www.globo.com/paraisotropical

De boa moça a saco de pancadas da mídia: a vida da musa pop Britney Spears pode ser chamada de tudo, menos de monótona. Depois de bebedeiras, baladas sem roupa de baixo, perda da guarda dos filhos, uma constrangedora apresentação ao vivo, entre outras "proezas", Britney surpreendeu a crítica no último dia 30 com Blackout, seu quinto álbum de estúdio.

Foi uma das surpresas do ano: acumulou críticas positivas em veículos de peso como a revista Rolling Stones e o jornal The Guardian. Impulsionadas pelo single "Gimme More", que chegou a ser baixado pela internet 179 mil vezes em uma semana, as vendas de Blackout decolaram e devem ter dado um gostinho de vingança para Britney e seus fãs, especialmente em um país onde a tal "volta por cima" é bastante apreciada.

Mas nem só de pop vivem as paradas. A liderança de Britney nas listas de mais vendidos foi perdida para outro peso-pesado americano: Eagles. Os californianos lançaram no começo do mês Long Road Out to Eden, que vendeu 711 mil cópias em uma semana, mesmo sendo vendido apenas pela internet e nas lojas Wal-Mart e Sam´s Club.

E as gravadoras guardaram ainda para estes dois últimos meses lançamentos de peso, como o aguardado novo álbum de Celine Dion, o retorno das Spice Girls, um lado B dos Killers, entre outros. O Caderno G pesquisou nas principais gravadoras o que ainda está por vir. Confira:

ApagãoLançado mundialmente dia 30 de outubro, o novo disco de Britney Spears, Blackout (apagão) começa aos poucos a aparecer nas lojas brasileiras, graças a um atraso na distribuição. Mesmo acumulando críticas positivas entre veículos estrangeiros, o tal "retorno" de Britney parece não ter agradado muito a mídia brasileira, que rejeitou o álbum. A julgar pela boa pegada do single "Gimme More", que alcançou na parada da Billboard o hit "Baby One More Time", de 1999, o disco não deve ser nenhuma decepção, mas provavelmente tampouco nenhuma grande surpresa. Mas coloca as pessoas para dançar.

The EaglesA banda californiana que se tornou o principal ícone do country rock (quem não se lembra de "Hotel California"?) lançou esta semana seu sexto álbum: Long Road Out of Eden, atualmente primeiro lugar na parada americana. O álbum duplo é o primeiro do grupo após 28 anos sem gravar – período de dissoluções e reconciliações entre os integrantes, todos atualmente beirando os 60 anos. Long Road Out of Eden é um disco que mistura guitarras acústicas e pianos eletrônicos, em clima retrô. Para os saudosos.

SealNa próxima semana acontece o lançamento do novo CD do cantor e compositor inglês Seal, batizado de System. O álbum foi anunciado durante a turnê mundial que o artista realizou este ano e promete estar mais dance que seu trabalho anterior, Seal IV, de 2003. O primeiro single, "Amazing", foi lançado em setembro e está disponível em duas versões no iTunes: a oficial e uma editada pelo próprio Seal. Entre os destaques do disco, está a faixa "Wedding Day", que o músico canta junto com sua mulher, Heidi Klum.

Alicia KeysEsperado para o mesmo dia que o novo disco do Seal (13 de novembro), As I Am traz a cantora soul Alicia Keys de forma "fresca e renovada", nas palavras da própria artista, que afirmou estar "apaixonada pelo álbum". A julgar pelo cuidado de seus trabalhos anteriores, os ótimos Songs of A Minor (2001) e The Diary of Alicia Keys (2003), As I Am pode ser uma das surpresas do ano no gênero R&B. Para quem não quer esperar até o lançamento, já está disponível o single "No One", lançado por Alicia em setembro.

Jay-ZLançado esta semana nos Estados Unidos, o novo álbum do rapper Jay-Z, American Gangster traz uma série de participações de "grife", como Kanye West, Beyoncé, Lil Wayne, entre outros. Apesar de ter sido lançado em um ano no qual o gênero se destacou com trabalhos excelentes, como Graduation, de West, American Gangster foi bem recebido pela crítica. Misturando elementos do soul e soando um pouco menos agressivo que em seu último CD (Kingdom Come) Jay-Z buscou inspiração no cinema para American Gangster.

Sigur RósConterrâneos da Björk, os islandeses do Sigur Rós lançaram esta semana Hvarf-Heim, um álbum duplo de compilações de lados B, sobras de estúdio e outras músicas que ainda não haviam sido lançadas, com exceção da faixa "Hafsól", que já apareceu em Hoppípolla. Com uma sonoridade ao mesmo tempo experimental e minimalista, o Sigur Rós construiu uma carreira em cima de letras tristíssimas (cantadas em islandês) e belos arranjos. O disco teve uma recepção não muito entusiasmada da crítica, que considerou a compilação bastante parecida aos trabalhos anteriores do grupo.

Céline DionA canadense imortalizada pelo hit "My Heart Will Go On" (tema do filme Titanic) retorna às lojas este mês com Taking Chances, seu inacreditável 35.º álbum. Segundo a artista, o disco flerta com o rock, pop e acrescenta elementos do R&B. Gravado entre julho e agosto deste ano, a produção é assinada por nomes de peso, como John Shanks (Alanis Morissette). Se você não tiver muita pressa em conferir Taking Chances, espere até começo de dezembro, quando será lançado (ao menos nos EUA), uma versão de luxo, que inclui o DVD com um show em Las Vegas e um perfume.

The KillersA banda de Brandon Flowers e sua trupe, que esteve em outubro em Curitiba e outras capitais, lança esta semana Sawdust, uma compilação de sobras de estúdio, remixes e faixas lado B de seus trabalhos anteriores, incluindo o interessante cover de "Shadowplay", do Joy Division, que fez parte dos shows da turnê brasileira. O álbum inclui ainda "Tranquilize", que o quarteto de Las Vegas cantou junto com Lou Reed, e "Romeo and Juliet", um cover de Dire Straits gravado na mítica Abbey Road e que fez parte do single "For Reasons Unknown".

Duran DuranA banda inglesa Duran Duran, com quase 30 anos de estrada, lança na segunda quinzena de novembro seu 13.º álbum, Red Carpet Massacre. Bastante aguardado, principalmente pelo time de produtores, que inclui Timbaland (sim, ele novamente) e Justin Timbarlake – que assina a produção do primeiro single do álbum, "Falling Down", lançado em setembro –, Red Carpet Massacre promete esbanjar erotismo. A começar pela capa, uma montagem repleta de referências ao universo sado-masoquista.

Rufus WainwrightDepois do arrebatador Release the Stars, lançado este ano, o cantor e compositor Rufus Wainwright apresenta em dezembro o álbum duplo Rufus Does Judy at Carnegie Hall. O artista recriou a lendária perfomance de Judy Garland (que imortalizou a canção "Over the Rainbow"), em 1961, no palco do Carnegie Hall, em Nova Iorque. Além de "Over the Rainbow", Wainwright apresenta canções como "Come Rain or Come Shine", acompanhado de uma orquestra de cordas de 36 pessoas. Junto com o álbum, o músico lança também o DVD do show.

Robert PlantO cantor Robert Plant, do Led Zeppelin, vem arrancando elogios da crítica com o álbum Raising Sand, lançado semana passada nos Estados Unidos, que divide com a sofisticada cantora country Alison Krauss. A combinação inusitada se deve ao produtor T-Bone Burnett, que apresentou os dois artistas. O trabalho une a obsessão de Plant por sonoridades e temáticas mais soturnas, com a leveza harmônica e vocal de Alison. Segundo a revista de música inglesa Mojo, Raising Sand um dos melhores álbuns do ano.

Spice GirlsSim, elas estão de volta. Oportunismo ou não (quem somos nós para julgar?), as cinco garotas se reuniram este ano para lançar seu quarto álbum Greatest Hits, que reúne canções como "Wannabe", que projetou o quinteto mundo afora, e as baladas "2 Become 1" e "Viva Forever". O disco traz também duas canções inéditas: "Headlines (Friendship Never Ends)", primeiro single, e "Voodoo". Nos EUA, os Greatest Hits serão lançados somente através das lojas da rede Victoria’s Secret e pelo site do iTunes.

Kylie MinogueApós um período de aproximadamente quatro anos em que ficou afastada dos palcos e dos estúdios para tratar de um câncer de mama, a australiana Kylie Minogue reservou para este mês o seu retorno, com X. Com um visual punk e músicas para pista, a artista declarou em entrevistas que esse seria o álbum mais sensual de sua carreira. No primeiro single, "2 Hearts", lançado em outubro, a cantora aparece renovada, com referências a Marilyn Monroe e apostando no casamento entre rock e dance.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]