• Carregando...

Pegue um pouco de O Poderoso Chefão. Adicione uma pitada de tragédia shakespeareana. Traga para os dias atuais, no universo da contravenção. Ambiente na cidade brasileira mais conhecida do mundo. Está pronta a fórmula de Filhos do Carnaval, série brasileira que estréia amanhã no canal pago HBO.

Dirigida por Cao Hamburger (da série e longa-metragem Castelo Rá-Tim-Bum), a atração tem como protagonista o experiente ator Jece Valadão no papel de Anésio Gebara, patrono de escola de samba e um dos chefes do jogo do bicho no Rio de Janeiro. Completam o elenco principal Felipe Camargo, Enrique Diaz, Rodrigo dos Santos e Thogun, que vivem os filhos do bicheiro.

Na história, Gebara tem como filho preferido Anesinho (Camargo), que a vida inteira foi preparado para ser seu sucessor. Mas o primogênito morre, abrindo a disputa pelo poder na família e nos negócios entre os outros três irmãos – Claudinho (Diaz), o inseguro caçula, Brown, diretor de bateria da escola de samba e filho bastardo de Gebara, assim como Nilo (Thogun), motorista do bicheiro – este último personagem é o narrador da trama.

Filhos do Carnaval é uma co-produção do canal pago HBO com a empresa O2 Filmes (do longa Cidade de Deus e da série Cidade dos Homens). O seriado de seis episódios foi realizado com um orçamento de R$ 6,5 milhões, recurso proveniente da isenção do Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional) – taxa cobrada de empresas programadoras estrangeiras que remetem valores ao exterior, mas que pode ser revertida no investimento em produtos audiovisuais brasileiros, como a co-produção em telefilmes, minisséries e programas de caráter educativo e cultural. É a segunda co-produção da HBO no Brasil. A primeira foi Mandrake, baseada na obra de Rubem Fonseca, realizada em parceria com a Conspiração Filmes.

Sugestão

O tema Carnaval foi sugerido a O2 pela HBO. A produtora selecionou Cao Hamburger e a roteirista Elena Soarez (Casa de Areia, Redentor) para o trabalho. Autora de todos os episódios (contando com a ajuda das roteiristas Anna Muylaert e Melanie Dantas), Elena já desenvolveu uma tese sobre o jogo do bicho. "Fiz o trabalho sobre o sistema simbólico das apostas. Propus criar uma história que envolvesse sonhos e bichos e o Cao gostou", contou a roteirista na entrevista coletiva de lançamento da série, em São Paulo. Cada capítulo de Filhos do Carnaval tem título referente a um dos animais do jogo: 1 – Gato, o Bicho de Sete Vidas; 2 – Avestruz, o Bicho Que Não Quer Ver; 3 – Vaca, o Bicho Que Dá Leite; 4 – Leão, o Rei dos Bichos; 5 – Abraço de Urso; e 6 – Elefante, o Bicho Que Não Esquece. A série vai ao ar sempre aos domingos, às 22 horas.

"Nossa intenção foi fugir dos estereótipos do Carnaval e do Rio de Janeiro", revela Hamburger, que pela primeira vez dirige uma produção voltada ao público adulto. "Nunca é fácil passar de um universo de trabalho pelo qual você está muito acostumado para um outro um pouco desconhecido. Senti as mesmas dificuldades que tive nos projetos infantis que dirigi", confirma o diretor, que ainda este ano lança o longa-metragem de ficção Goleiro, com trama política ambientada no Brasil, durante a Copa do Mundo de 1970.

Roberto Rios, diretor da HBO no Brasil, informa que a empresa já desenvolve outro projeto de série brasileira com a produtora paulista Gullane Filmes. A história será ambientada em São Paulo, mudando o foco das co-produções, que até agora foram filmadas no Rio de Janeiro. Segundo Luiz Peraza – vice-presidente sênior para aquisição, programação e produção da HBO Latin America Group –, estão sendo estudadas novas temporadas de Mandrake e Filhos do Carnaval, assim como da série argentina Epitáfios (primeira co-produção da emissora na América Latina, já apresentada no Brasil), que teve sucesso nos EUA, sendo até veiculada no canal HBO americano com legendas (fato raro para produções estrangeiras).

Serviço: Filhos do Carnaval. Estréia amanhã na HBO, às 22 horas, com sinal aberto do canal para todos os pacotes das operadoras – demais episódios só para assinantes HBO.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]