• Carregando...
A Dave Matthews Band volta ao Brasil em outubro para o festival |
A Dave Matthews Band volta ao Brasil em outubro para o festival| Foto:
  • Os americanos do Linkin Park já são presença confirmada no line-up
  • O quinteto Incubus traz seu rock alternativo ao interior de São Paulo
  • O Pixies, que já esteve em Curitiba, também participa do SWU
  • Veja mais sobre o evento

Não será o Woodstock Brasil, como boatos deram conta. Mas de 9 a 11 de outubro haverá, sim, um grande festival de música e artes em uma fazenda, no interior de São Paulo. O conceito do SWU – sigla em inglês para Starts With You (Começa Com Você) – foi divulgado ontem, em entrevista coletiva na capital paulista. As bandas Pixies, Incubus, Dave Matthews Band e Linkin Park já estão confirmadas no line-up, que terá cerca de 60 atrações nacionais e internacionais. O valor dos ingressos e as outras bandas (fala-se em Arcade Fire, Rage Against the Machine e Belle & Sebastian) e DJs serão anunciados nas próximas semanas.

O evento acontecerá na fazenda Maeda, em Itu, cidade a cerca de 70 quilômetros de São Paulo. Assim como a cidade, famosa pelo exagero, o aspecto musical do SWU foi pensado nos moldes dos grandes festivais, como Coachella (que acontece há 12 anos nos Estados Unidos), Glastonbury (que ocorre há 40 anos na Inglaterra) e o holandês Pinkpop. Também em sintonia com os grandes festivais atuais, entre eles o paranaense Lupaluna, que prezam pela sustentabilidade, o SWU terá inúmeras atividades voltadas para a conscientização ambiental, social e econômica.

Cerca de 30 fazendas em mais de 20 cidades foram visitadas antes da confirmação do local. No espaço de 200 mil m2, haverá também uma exposição de artes sob a curadoria do artista plástico Eduardo Srur, espaços para divulgação de projetos de sustentabilidade e, claro, um camping para cerca de 8 mil barracas, aberto de 10 a 12 de outubro.

"Esse é um movimento que se propõe a conscientizar, sensibilizar e engajar. Estamos empregando toda nossa experiência em comunicação em prol da mais nobre das causas: o nosso planeta", disse Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom e idealizador do projeto.

Segundo Fischer, o SWU Music and Arts Festival surgiu a partir da "convicção de que pequenas atitudes geram grandes mudanças". A ideia é que cada um faça um pouco – "apagar a luz ao sair, economizar água e ir de bicicleta para o trabalho uma vez por semana", exemplificou o empresário – e que todos celebrem esse engajamento nos shows de outubro. O "movimento" já conta com o apoio dos famosos Reinaldo Gianecchini, Marcos Mion, Astrid Fontenelle e Jairzinho Oliveira. O apresentador Ser­­gi­­nho Groisman foi nomeado embaixador do SWU.

Expertise

Para se aproximar do que oferecem os eventos de música internacionais, nomes de peso fazem parte da equipe que ficará atrás do palco. O Grupo Totalcom se associou ao The Groove Concept, empresa de entretenimento responsável pela realização do Festival Maquinaria, que já trouxe o Faith no More e o Jane’s Addiction ao Brasil.

Outro nome importante do meio é David Saltz, produtor executivo que acaba de realizar o show de abertura da Copa do Mundo – que teve, entre outros artistas, Shakira e Black Eyed Peas. Foi ele também quem esteve por trás do show que o The Who fez neste ano no intervalo do Superbowl, final da liga de futebol norte-americana. Para completar o time, há Michael Lang, um dos organizadores do histórico Woodstock de 1969.

Atrações

Serão cerca de 60 atrações nacionais e internacionais. Segundo Fischer, haverá espaço para bandas novas brasileiras, mas outras grandes atrações internacionais também estarão no evento. "Re­­cebi uma mensagem ontem à noite [terça-feira] dizendo que teria de ir à Inglaterra para encontrar um artista pessoalmente. É tudo muito rápido, mas acreditem: o line-up é bom", disse o empresário. As quatro atrações anunciadas são norte-americanas e todas elas têm, de alguma forma, preocupações sócio-ambientais. O site do projeto (www.swu.com.br) entra no ar nos próximos dias.

O jornalista viajou a convite da organização do festival.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]