• Carregando...

No dia 10 outubro de 1957, o menino Zé de Vina manipulou bonecos pela primeira vez. "Foi na casa de Casimiro, em Glória do Goitar, onde nasci. Eu fabriquei, vesti os bonecos e fiz a apresentação", conta este pernambucano de memória prodigiosa. Aos 66 anos, ele é considerado o grande mestre do mamulengo da atualidade.

Mestre Zé de Vina é uma das principais atrações do Sesi Bonecos do Brasil, evento nacional que chega a Curitiba pela primeira vez neste fim de semana. Treze companhias de sete Estados brasileiros apresentam-se no Parque Barigui, a partir das 16 horas. "A idéia é oferecer ao público uma grande vitrine com o que há de melhor em teatro de bonecos", diz a publicitária Lina Rosa, curadora e idealizadora do projeto. Ela conta que o evento já foi apelidado de Rock in Rio dos bonecos, pela sua estrutura grandiosa. O festival foi criado em 2004 e, desde então, roda o Brasil (são 40 toneladas de equipamentos e 14 caminhões), com o objetivo de democratizar o acesso à arte da manipulação de bonecos. "Antes, essa manifestação cultural estava fechada em teatros de 200, 300 assentos", conta.

Mamulengo vem de mão molenga. Mestre Zé de Vina vai ensinar sua técnica de manipular bonecos com as mãos ao público curitibano que participar do ateliê dos mestres mamulengueiros, nos dois dias do evento. Juntam-se a ele os mestres Chico de Daniel, do Rio Grande do Norte, e Zé Lopes, de Pernambuco. Algumas companhias manipulam seus bonecos com luvas ou com vara, como é o caso da Companhia da Tribo e do Grupo Sobrevento, de São Paulo e do Rio de Janeiro, ou fazem teatro de sombras, como o Grupo Trucks, de São Paulo. A Companhia Giramundo, de Minas Gerais, uma das mais premiadas em todo o mundo, manuseia os bonecos com fios, em um balcão. Os adultos também têm vez. "Queremos mostrar às pessoas que o gênero não é só para crianças e não se resume a manifestação folclórica", diz Lina, que recomenda a peça O Incrível Ladrão de Calcinhas, da Cia. Trip Teatro de Bonecos, de Santa Catarina. O evento também vai abrigar uma exposição de 250 bonecos, que conta a história do gênero teatral no Brasil e no mundo.

Hoje, a programação abre com o tradicional desfile de bonecos gigantes de Olinda, na Rua XV de Novembro. São 16 bonecos gigantes, com alturas entre quatro e seis metros, e uma cobra de 35 metros de comprimento. O desfile acontece em dois horários, a partir das 11h45 e das 18h50, partindo da praça Santos Andrade até a Boca Maldita.

Serviço: Sesi Bonecos do Brasil. Desfile de bonecos gigantes de Olinda. R. XV de Novembro. Dia 1.º, às 11h45 e 18h50. Apresentações de grupos de teatro de bonecos. Parque Barigui. Dias 2 e 3, das 16 às 20 horas. Entrada franca. Informações pelo telefone (41) 3339-8975.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]