• Carregando...
Stein vai mediar as leituras sobre obra de Gonçalo M. Tavares | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Stein vai mediar as leituras sobre obra de Gonçalo M. Tavares| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Programe-se

Rodas de Leitura – Litercultura - Mediação Flávio Stein. Casa da Leitura Miguel de Cervantes. (R. Dr. Carlos de Carvalho, 1.238, Praça da Espanha). De 17 a 20 de junho, às 15 horas. Mais informações: (41) 3321-2821. entrada gratuita.

O festival Litercultura – evento literário que acontecerá em Curitiba em agosto – promove de hoje até a próxima quinta-feira, 20, rodas de leitura a respeito da obra do escritor português Gonçalo M. Tavares. O autor é um dos convidados já confirmados no evento e vai ministrar duas oficinas de criação literária entre os dias 16 e 18 de agosto. As leituras sobre a obra de Tavares vão acontecer na Casa Miguel de Cervantes, na Praça da Espanha, e serão mediadas pelo dramaturgo e músico Flávio Stein.

O público alvo das rodas são agentes de leitura, alunos, professores e os participantes das ONG Gerar e Elo, que terão a oportunidade de travar um contato inicial com a obra de Tavares antes do festival em agosto.

O encontro dará enfoque ao conjunto de narrativas que autor português chamou de "O Bairro". Nestes textos, Tavares sempre começa pela expressão "O Senhor...", e depois adiciona o nome de alguns dos maiores expoentes da literatura, como Valéry, Brecht, Breton e Calvino, para contar uma história que se passa pela rua do bairro.

O mediador explica que escolheu um "caminho simples e muito estimulante" para iniciar o público de Curitiba nessas belas histórias: partirá de minibiografias dos escritores e pensadores que constam da biblioteca do autor português, e realizará leituras e paralelos com os livros de "O Bairro".

"Uma maneira instigante de pensar e aproximar a literatura e a vida diária", explica Stein.

Rota

O Litercultura é um evento que pretende colocar Curitiba na rota dos grandes festivais literários do país. Em abril, a organização do festival trouxe à capital paranaense o escritor o sul-africano J. M. Coetzee, vencedor do prêmio Nobel de Literatura.

A sede do Litercultura será o Palácio Garibaldi, no bairro São Francisco. Segundo a curadoria, a ideia é que o festival se distribua pelas ruas, bares e cafés do setor histórico da cidade, "aproveitando a atmosfera boêmia" da região.

Entre os nomes já confirmados para o evento em agosto está a atual presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado, escalada para uma palestra sobre a palavra como "a matéria-prima da literatura". Já o jornalista e escritor Silio Boccanera falará sobre seu trabalho como entrevistador de alguns dos principais escritores do mundo. Além disso, os organizadores pretendem trazer autores do Uruguai, Argentina, Colômbia e Chile.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]