• Carregando...

O romance "Infâmia", de Ana Maria Machado, publicado pela editora Alfaguara, é o vencedor do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, anunciado na noite desta terça-feira (27), na abertura da 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS).

A obra concorria com outros nove romances publicados originalmente em língua portuguesa entre junho de 2011 e maio de 2013.

Entre os finalistas, estavam "Barba Ensopada de Sangue" (Companhia das Letras), de Daniel Galera; "Habitante Irreal" (Alfaguara), de Paulo Scott; "O Céu dos Suicidas" (Alfaguara), de Ricardo Lísias; "O que os Cegos Estão Sonhando" (Editora 34), de Noemi Jaffe; e "Uma Duas" (LeYa), de Eliane Brum.

Imortal da Academia Brasileira de Letras, da qual é a presidente, e mais conhecida pela produção de livros infantis, Ana Maria Machado receberá R$ 150 mil pela escolha do romance.

"Infâmia" narra duas histórias em paralelo, centradas numa família de diplomatas e seus amigos mais próximos. Em crítica publicada na Folha em 2011, Noemi Jaffe escreveu que o romance "denuncia a indiferenciação entre a fama e o seu contrário. Tudo o que desperta a fome da imprensa, marrom ou não, é o escândalo, seja ele alimentado pela verdade ou pela mentira".

"(...) Como denúncia das 'falsas verdades' e como trama narrativa, o romance se sustenta e captura a curiosidade do leitor", apontou a escritora e crítica.

O prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon é entregue a cada dois anos. Em 2011, o vencedor foi "Cidade Livre" (Record), de João Almino.

"Infâmia" esteve no centro de uma polêmica que marcou o Prêmio Jabuti do ano passado. Foi um dos livros que, na fase final da premiação de 2012, receberam apenas notas zero de Rodrigo Gurgel, que ficou conhecido como o "jurado C".

Se apenas a pontuação dos dois outros jurados tivesse sido considerada, "Infâmia" teria vencido. Por causa disso, "Nihonjin" (Benvirá), de Oscar Nakasato, foi eleito o melhor romance.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]