• Carregando...
Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza | AFP/Gazeta do Povo
Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza| Foto: AFP/Gazeta do Povo

Considerada uma das melhores cantoras de jazz, Rosa Passos é a atração deste final de semana no Teatro da Caixa, em Curitiba. Rosa, que tem uma carreira que soma 13 álbuns e está costumada a representar a música brasileira, sempre com casa lotada, na Espanha, EUA, Portugal, Dinamarca, China, Japão, Itália e França é comparada no exterior com Ella Fitzgerald pela articulação rítmica. Baiana de nascimento, Rosa Passos tem residência fixa em Brasília (DF), mas vive mais no exterior, onde faz mais shows do que no Brasil. A situação é típica de artistas brasileiros refinados, especialmente os mais ligados à bossa nova e ao jazz.

Em 2006 ela lançou, no Brasil, o CD "Rosa" (Universal) de 15 músicas, com voz, banquinho e violão. O disco foi considerado pelo jornal O Estado de São Paulo como "um CD feito com o cuidado e a qualidade dos bens duráveis". Antes ela fez um pré-lançamento na sala Zankel do sofisticado Carnegie Hall (Nova York), com lotação esgotada três semanas antes do show.

Seu prestígio internacional vem crescendo desde a turnê de "Obrigado, Brasil" (2003), projeto do violoncelista franco-chinês Yo-Yo Ma, que a apadrinhou. É admirada por expoentes do jazz internacional como Winton Marsalis, Dave Brubeck, Paquito D´Rivera e Ron Carter que deixam evidente sua predileção pela cantora incluindo-a em seus projetos. Freqüentadora assídua dos grandes festivais de jazz, Rosa gravou o álbum "Entre Amigos", em 2003, com Wayne Shorter e Ron Carter.

Neste ano, ela já fez vários shows, participou do DVD de Ivete Sangalo no Maracanã e lotou o teatro Castro Alves em sua terra natal. Neste mês de setembro ela vai gravar um DVD com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, no Memorial da América Latina. Depois ela partirá para Nova York onde fará shows no templo do jazz Blue Note, em novembro. Realizará, ainda, três oficinas, um show e receberá uma menção honrosa por difundir a MPB pelo mundo da renomada Berklee Colege of Music, em Boston no mesmo mês. Em 2008, a convite de Winton Marsalis e Dave Brubeck – fará um espetáculo no Lincoln Center, em Nova York.

Para o show que apresenta em Curitiba, Rosa Passos estará acompanhada por Paulo Paulelli (baixo), Fábio Torres (piano) e Celso de Almeida (bateria), mas reserva os momentos intimistas, sozinha com seu violão, e em dueto com Paulo Paulelli.

Como o espaço tem lotação pequena, apenas 123 lugares, os interessados devem se apressar para garantir as entradas. Os ingressos comçam a ser vendidos nesta quarta-feira (5), às 12 horas, na bilheteria do teatro.

Confira outras atrações no Guias e Roteiros

Serviço: Show de Rosa Passos. Quinta-feira (6), sexta (7) e sábado (8) às 21 horas, domingo (9) às 19 horas. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280) Tel.: 2118-5111 e 2118-5233. R$ 20,00 e R$ 10,00 (clientes, idosos e estudantes).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]