• Carregando...

Mesmo elogiado por uns e criticado por outros, o Prêmio TIM de Música chega nesta quarta-feira à sua quinta edição, às 21h, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e, certamente, contará com a presença de muitos notáveis, contemplados ou não, na platéia. São ao todo 102 artistas e grupos indicados em 16 categorias. Músicos como Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethânia, com lugar cativo em qualquer premiação da música brasileira, misturam-se a revelações como as cantoras Mariana Baltar e Dea Trancoso, e o grupo Chicas. À primeira vista pode-se perceber uma abertura do mercado com o crescimento dos independentes, mas a festa vale mais como estímulo à produção musical e encontro da classe.

Classificar artistas por estilo é muito difícil, e parece que a tentativa do TIM de ampliar as categorias não apenas o faz parecer uma farra de prêmios como o torna um pouco confuso neste aspecto. Caetano Veloso está na categoria de melhor cantor de pop/rock com Zeca Baleiro e Lenine. Seu disco "Cê" briga com "Infinito particular", de Marisa Monte, e "Mutantes ao vivo" como o melhor álbum roqueiro. Os mesmos Mutantes, agora com o auxílio de Zélia Duncan, foram indicados como melhor grupo de pop/rock, juntamente com Skank e o nada roqueiro Cordel do Fogo Encantado.

Maria Bethânia, recordista de indicações, disputa o melhor disco de MPB com dois trabalhos: "Mar de Sophia" e "Pirata". Seu parceiro de show "Opinião", o sambista Zé Kéti, é o homenageado da festa apresentada por Fernanda Montenegro e Camila Pitanga.

Confira a lista completa dos indicados

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]