• Carregando...
Escalação da norte-americana foi vista como um exemplo de “whitewashing” de Hollywood. | YouTube/Reprodução
Escalação da norte-americana foi vista como um exemplo de “whitewashing” de Hollywood.| Foto: YouTube/Reprodução

Saiu o primeiro trailer de “Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell”, adaptação do anime de 1995 que chega aos cinemas em março de 2017 (assista).

O filme traz Scarlett Johansson no papel da ciborgue Motoko Kusanagi, conhecida como a Major. É a protagonista do anime, por sua vez baseado em uma série de mangá homônima publicada entre 1989 e 1991.

A escolha da atriz norte-americana para interpretar uma personagem japonesa gerou controvérsia. Muitos fãs viram a escalação como mais um exemplo de “whitewashing” de Hollywood.

O termo (algo como “branqueamento” em português) é como ficou conhecida a prática da indústria cinematográfica de escalar atores brancos para interpretar personagens de outras etnias. Ficou infame por papeis como o de Mickey Rooney em “Bonequinha de Luxo” (1961) – feito em uma conjuntura diferente, quando este tipo de representação não era considerado preconceituoso. E passou a gerar muita discussão quando é identificada em alguma produção contemporânea.

Alternativas

Em resposta à controvérsia, um dos produtores do filme, Steven Paul, explicou que o filme se passa em um mundo “internacional”, e não na cidade de Niihama, onde se passa o anime. E que a protagonista se chamará apenas “The Major”, e não Motoko Kusanagi – descaracterizando sua etnia. Um representante da editora que publicou o mangá disse que eles nunca pensaram na personagem como japonesa.

Ambos defenderam a escalação de Scarlett Johansson, embora a força comercial da atriz explique a escolha por si só. A nova-iorquina é a principal estrela feminina dos filmes da Marvel, já interpretou outras personagens duronas em filmes como “Lucy” (2014) e foi a segunda atriz mais bem paga do mundo em 2016 – em grande parte devido ao próprio “Ghost in the Shell”, pelo qual ela teria recebido 17,5 milhões de dólares.

Mas não faltariam opções caso os produtores da adaptação estivessem procurando por uma personagem de origem japonesa. Conheça algumas:

1. Karen Fukuhara

Clay Enos/Divulgação

A atriz nipo-americana ganhou fama ao interpretar Katana em “Esquadrão Suicida” (2016), sua estreia no cinema. As pessoas ficaram ainda mais felizes em saber que a atriz de 24 anos é carateca e fez ela mesma as cenas de ação.

2. Rinko Kikuchi

Divulgação

A atriz japonesa é conhecida por papeis em filmes como “Babel” (2006) – seu primeiro papel de destaque, pelo qual foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante –, “Círculo de Fogo” (2013) e “Kumiko, a Caçadora de Tesouros” (2014).

3. Tao Okamoto

Modelo e atriz japonesa, fez “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça” (2016) e “Wolverine: Imortal” (2013), sua estreia no cinema.

4. Devon Aoki

Divulgação

Atriz norte-americana de ascendência japonesa, Devon participou do elogiado elenco de “Sin City” (2005) ao lado de Mickey Rourke, Clive Owen, Jessica Alba, Benicio Del Toro, Elijah Wood, Bruce Willis e outros. Também fez “+Velozes +Furiosos” (2003).

5. Chiaki Kuriyama

Divulgação

Fez “Kill Bill” volumes 1 e 2, em que lutou contra Uma Thurman com um mangual.

6. Koyuki Kato

Divulgação

Conhecida no cinema ocidental pelo seu papel em “O Último Samurai” (2003), também apareceu em “Caçadores de Vampiros” (2009).

7. Keiko Kitagawa

Dick Thomas Johnson /Wikimedia Commons

No Japão, ficou conhecida por fazer a série “Sailor Moon”, mas também trabalhou em “Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio” (2006).

8. Kiki Sukezane

Ian Watson/NBC

Nascida em Kyoto e descendente de uma família de samurais, esta atriz japonesa também domina as artes marciais. É conhecida por interpretar Miko Otomo na minissérie “Heróis: O Renascimento” (2015-2016).

9. Rila Fukushima

Divulgação

Ficou conhecida principalmente por interpretar a mutante Yukio em “Wolverine: Imortal” (2013). Também interpretou a super-heroína Katana na série “Arqueiro” (2012).

10. Eriko Hatsune

Divulgação

Trabalhou em “Imperador” (2012) ao lado de Matthew Fox e Tommy Lee Jones.

Veja o trailer de “Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell”, que estreia em março de 2017:

Baixe já o aplicativo do Clube do Assinante!

Com ele você pode consultar os parceiros próximos a você, buscá-los por nome ou palavra-chave, e obter o desconto pelo próprio aplicativo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]