• Carregando...
Vanessa Hudgens e Zac Efron em cena de "High School Musical 3: Ano da Formatura" | Divulgação
Vanessa Hudgens e Zac Efron em cena de "High School Musical 3: Ano da Formatura"| Foto: Divulgação

Opine

Quais são suas músicas preferidas de "HSM"? Qual é o seu personagem favorito? Clique em "Comente" no topo da página e opine!

  • Zac Efron e Corbin Bleu interpretam a dupla de amigos Troy e Chad
  • Filme produzido pela Disney repete a fórmula das versões anteriores, mas surpreende pela grandiosidade dos números musicais
  • Olesya Rulin (Kelsi Nielsen) e Lucas Grabeel (Ryan Evans) também são destaque na telona
  • Troy (Zac Efron) e Gabriella (Vanessa Hudgens) formam a dupla de protagonistas
  • A história do filme gira em torno do fim do colegial para os alunos da East High School
  • Corbin Bleu (Chad) e Monique Coleman (Taylor) formam um dos casais do filme

Eles estão chegando. E, dessa vez, é na telona. Ao contrário das duas versões anteriores da série que foram feitas para a TV, High School Musical 3: Ano da Formatura estréia nos cinemas do País nesta sexta-feira (24). Na tela, o que se vê é a repetição da fórmula que fez de um despretensioso musical de adolescentes produzido pela Disney se tornar um fenômeno de público no mundo todo.

Uma amostra da importância que a franquia ganhou pôde ser presenciada numa pré-estréia do filme feita para convidados neste último domingo (19) no UCI do Shopping Estação, em Curitiba, com um esquema de segurança que incluiu revista completa dos espectadores e uso de detector de metais. Tudo para evitar que imagens do filme fossem capturadas por alguma máquina fotográfica.

Quanto ao longa, a história gira em torno do casal de namorados Troy (Zac Efron) e Gabriella (Vanessa Hudgens), que se vêem diante de um novo desafio: com o término do colegial, eles precisam definir qual universidade irão freqüentar, o que pode pôr fim ao seu relacionamento. Em meio a isso, eles e seus amigos da East High School estão produzindo um musical de primavera cujo tema é justamente o fim do colegial, e o início de novos desafios da vida adulta. É neste cenário que somos levados a acompanhar as aventuras e desventuras desta turma de adolescentes.

Mesmo sem contar com uma premissa inovadora, High School Musical 3 consegue se destacar justamente por conseguir passear pelos clichês do gênero adolescente sem se tornar pedante ou repetitivo. Boa parte disso se deve ao carisma dos personagens que conseguem despertar a simpatia do público de forma quase imediata. Fórmula que, aliás, pode ser atribuída como um dos principais motivos do sucesso da franquia.

Ainda do ponto de vista dos personagens, todos ganham uma função importante no contexto da história. Nomes como Sharpay (Ashley Tisdale), Ryan (Lucas Grabeel), Chad (Corbin Bleu) e Taylor (Monique Coleman) são retratados de forma intensa pelos seus respectivos intérpretes. Mesmo assim, o destaque fica para o casal de protagonistas interpretado por Zac Efron e Vanessa Hudgens, namorados na vida real, que esbanja uma sintonia invejável nas cenas em que dividem.

Mas o grande diferencial do longa está mesmo nos números musicais inseridos ao longo da história. Se os filmes anteriores surpreendiam pela qualidade das canções e das coreografias apresentadas, esta terceira parte não apenas repete a dose, como amplia o potencial de "espetáculo" de cada uma destas apresentações. Enquanto determinadas músicas são executadas em duo, sem grandes coreografias ou efeitos, outras são verdadeiras epopéias aos olhos (e aos ouvidos) do espectador. Um bom exemplo desta tendência grandiosa pode ser conferida no trailer do filme que apresenta a canção Now or Never: o número de figurantes participando da frenética coreografia é só uma amostra da postura assumida em alguns dos musicais do filme. Além disso, a diversidade de ritmos musicais distintos adotados merece destaque.

Do ponto de vista cinematográfico, pouca coisa chama a atenção. O diretor Kenny Ortega, que já tinha dirigido os dois longas anteriores da série, opta pela tática do "em time que está ganhando não se mexe" fazendo um filme com estilo semelhante aos produzidos para a TV.

Leve e despretensioso, "High School Musical 3: Ano da Formatura" é um filme que deve agradar em cheio aos fãs da série e que pode chamar a atenção de quem resolver conhecer pela primeira vez a turma da East High School. Uma boa opção para o público infanto-juvenil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]