Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cinema

Senna concorre a melhor documentário

O Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (PGA, na sigla em inglês) anunciou na noite da última terça-feira os indicados à sua premiação, cuja cerimônia ocorre no dia 21 de janeiro. Na categoria de melhor ficção são dez títuos, que vão desde o filme mudo (e já favorito) O Artista, do francês Michel Hazanavicius, até o épico Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg, que estreia oficialmente no Brasil amanhã (em Curitiba, há sessões de pré-estreia na noite de hoje). Para os brasileiros, chama a atenção o fato de Senna, do britânico Asif Kapadia, sobre a vida do piloto de Fórmula 1, ter sido indicado na categoria dedicada aos documentários.

Menos conhecida do que o Globo de Ouro, a premiação do PGA tem sido um termômetro mais fiel para o Oscar, que divulgará seus indicados no próximo dia 24. Por exemplo, o melhor filme, de acordo com o sindicato de produtores, coincidiu com a escolha da Academia no ano passado, com O Discurso do Rei, e, em 2010, com Guerra ao Terror.

Entre os concorrentes da principal categoria que já passaram pelas telas de cinema paranaenses estão Meia-Noite em Paris, de Woody Allen, a comédia Missão Madrinha de Casamento, de Paul Feig, e Tudo pelo Poder, drama político dirigido e estrelado por George Clooney que ainda está em cartaz em Curitiba (veja a lista completa no quadro abaixo).

Algns filmes muito elogiados pela crítica acabaram de fora, como o vencedor da Palma de Ouro em Cannes A Árvore da Vida, de Terrence Malick, a cinebiografia sobre o criador do FBI J. Edgar, dirigida por Clint Eastwood e estrelada por Leonardo DiCaprio, o thriller Drive, do dinamarquês Nicolas Winding Refn, e Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, de David Yates, que encerrou uma das franquias mais lucrativas da história.

Spielberg também foi indicado por As Aventuras de Tintin, que vai competir com outros três filmes pelo prêmio de melhor animação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.