• Carregando...

Disputa

Confira a lista de indicados à premiação do Sindicato dos Produtores de Cinema dos Estados Unidos:

Longa de ficção

- O Artista, de Michel Hazanavicius

- Missão Madrinha de Casamento, de Paul Feig

- Os Descendentes, de Alexander Payne

- Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de David Fincher

- Histórias Cruzadas, Tate Taylor

- A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese

- Tudo pelo Poder, de George Clooney

- Meia-noite em Paris, de Woody Allen

- O Homem que Mudou o Jogo, de Bennett Miller

- Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg

Longa de animação

- As Aventuras de Tintim, de Steven Spielberg

- Carros 2, de John Lasseter e Brad Lewis

- Kung Fu Panda 2, de Jennifer Yuh

- Gato de Botas, de Chris Miller

- Rango, de Gore Verbinski

Documentário

- Beats, Rhymes & Life: The Travels of a Tribe Called Quest, de Michael Rapaport

- Bill Cunningham New York, de Richard Press

- Project Nim, de James Marsh

- Senna, de Asif Kapadia

- The Union, de Cameron Crowe

O Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (PGA, na sigla em inglês) anunciou na noite da última terça-feira os indicados à sua premiação, cuja cerimônia ocorre no dia 21 de janeiro. Na categoria de melhor ficção são dez títuos, que vão desde o filme mudo (e já favorito) O Artista, do francês Michel Hazanavicius, até o épico Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg, que estreia oficialmente no Brasil amanhã (em Curitiba, há sessões de pré-estreia na noite de hoje). Para os brasileiros, chama a atenção o fato de Senna, do britânico Asif Kapadia, sobre a vida do piloto de Fórmula 1, ter sido indicado na categoria dedicada aos documentários.

Menos conhecida do que o Globo de Ouro, a premiação do PGA tem sido um termômetro mais fiel para o Oscar, que divulgará seus indicados no próximo dia 24. Por exemplo, o melhor filme, de acordo com o sindicato de produtores, coincidiu com a escolha da Academia no ano passado, com O Discurso do Rei, e, em 2010, com Guerra ao Terror.

Entre os concorrentes da principal categoria que já passaram pelas telas de cinema paranaenses estão Meia-Noite em Paris, de Woody Allen, a comédia Missão Madrinha de Casamento, de Paul Feig, e Tudo pelo Poder, drama político dirigido e estrelado por George Clooney que ainda está em cartaz em Curitiba (veja a lista completa no quadro abaixo).

Algns filmes muito elogiados pela crítica acabaram de fora, como o vencedor da Palma de Ouro em Cannes A Árvore da Vida, de Terrence Malick, a cinebiografia sobre o criador do FBI J. Edgar, dirigida por Clint Eastwood e estrelada por Leonardo DiCaprio, o thriller Drive, do dinamarquês Nicolas Winding Refn, e Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, de David Yates, que encerrou uma das franquias mais lucrativas da história.

Spielberg também foi indicado por As Aventuras de Tintin, que vai competir com outros três filmes pelo prêmio de melhor animação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]