• Carregando...
Objetos antropomórficos e uso da robótica marcam as obras do artista francês | Divulgação
Objetos antropomórficos e uso da robótica marcam as obras do artista francês| Foto: Divulgação

A Galeria da Caixa sedia, a partir de hoje, uma mostra retrospectiva dos 25 anos de carreira de um ícone da arte cibernética e da robótica, o francês Zaven Paré. O artista plástico multimídia, que começou sua carreira em 1984, em uma exposição no Museu de Arte Moderna de Paris, é conhecido por fundir arte e tecnologia de forma inédita e surpreende, o que poderá ser visto de perto pelos curitibanos na mostra Cyber Art (confira o serviço completo da exposição), que traz seis obras (marionetes eletrônicas, robôs e esculturas), 50 desenhos e uma vídeoinstalação.

Sempre inovando no cenário das artes performáticas, o artista mistura experiências em mecânica, ótica e acústica, por meio de dispositivos eletroeletrônicos, para a criação de obras que interagem com o público. "São objetos antropomórficos, fragmentos do corpo humano ou de animais, na forma de projetos, esculturas ou instalações", explica o artista. "No lugar de pincéis e telas, encontram-se parafusos, projetores, metais, computadores e diversas engenhocas que dão vida a marionetes eletrônicas, autômatos e outros seres quase humanos" completa.

Não à toa, Zaven Paré detém, há dois anos, o título de Robot Drama Researcher, pesquisador associado do Intelligent Robotic Laboratory da Universidade de Osaka, no Japão. Pioneiro no teatro com marionetes eletrônicas, Paré é o legítimo testemunho ocidental do desenvolvimento de peças de teatro com humanoides e androides, tanto que suas pesquisas foram prestigiadas com uma bolsa de estudo de pós-doutorado do governo japonês no ano passado.

Além da exposição, o público curitibano poderá conhecer mais a fundo as técnicas de Paré, que ministra hoje, das 18h30 às 20 horas, no Teatro da Caixa, a palestra gratuita Animismo Tecnológico. Voltada a estudantes universitários, pesquisadores e curiosos, a palestra irá abordar a complexa dimensão do ser humano e a criação de seres artificiais.

Serviço:

Cyber Art (confira o serviço completo da exposição), de Zaven Paré. Galeria da Caixa (R. Cons. Laurindo, 280), (41) 2118-5114. Abertura hoje, às 20 horas. Visitação de terça-feira a sábado, das 10 às 21 horas, e aos domingos, das 10 às 19 horas. Em cartaz até 1º de maio. Entrada franca.

Palestra Animismo Tecnológico, com Zaven Paré. Teatro da Caixa (R. Cons. Laurindo, 280), (41) 2118-5111. Hoje, das 18h30 às 20 horas. Os ingressos serão distribuídos antes do evento, a partir das 17h30. Lotação máxima: 125 lugares. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]