• Carregando...
Michel Teló (à direita), com a dupla Chitãozinho &  Xororó | Fernando Hiro/Divulgação
Michel Teló (à direita), com a dupla Chitãozinho &  Xororó| Foto: Fernando Hiro/Divulgação

Lançamento

Bem  Sertanejo

Michel Teló. Som Livre. R$ 31,90 (DVD) e R$ 21,90 (CD). Sertaneja.

Na íntegra

Em entrevista, Michel Teló fala sobre o projeto Bem Sertanejo

Leia entrevista completa

A série Bem Sertanejo, criada pelo cantor Michel Teló e exibida pelo programa Fantástico, da TV Globo, já pode ser adquirida em DVD.

O lançamento traz uma edição dos quadros em formato de documentário e uma sequência de canções, também disponível em CD, gravadas por Teló ao lado de nomes como Zezé di Camargo & Luciano e Milionário & José Rico.

O projeto é uma ideia tencionada desde 2010 por Teló, mas que precisou ser adiada justamente por conta do maior sucesso do cantor – o hit internacional "Ai Se Eu Te Pego". Percebendo a hegemonia da música sertaneja nas paradas de sucesso do Brasil, o cantor, por conta própria, resolveu documentá-la, ajudado por André Piunti e Fernando Hiro.

"A primeira ideia era só ser um DVD mesmo. No decorrer das reuniões, do desenvolvimento das ideias e das conversas, as coisas foram crescendo e achamos que seria legal oferecer e levar para um programa de tevê. Quando levamos a ideia para o Fantástico, eles abraçaram na hora", diz o cantor. "Até a concepção de filmagem e captação de áudio foi criação nossa. Levávamos a ideia pronta [para a Globo] e eles apoiavam sempre, dando as dicas deles, claro, como tevê. Mas confiaram no conhecimento que tínhamos do assunto."

Teló, um dos representantes da atual geração de cantores sertanejos mais ligada às baladas noturnas e influenciada pela música pop , conversa com seus contemporâneos, mas também faz um panorama na história do gênero ao entrevistar e cantar junto com os artistas que o influenciaram.

No documentário, Chitãozinho & Xororó contam como "Fio de Cabelo" abriu espaço para a música sertaneja nas FMs em 1982; Almir Sater, com quem Teló gravou em pleno Pantanal, explica como "Chalana" se tornou seu primeiro sucesso e como sua geração foi influenciada tanto por Tião Carreiro e Pardinho quanto por Pink Floyd, Eric Clapton e James Taylor; os anos 1990 são lembrados por Rick, cujo tom romântico resiste em cantores de gerações mais recentes como Eduardo Costa; Fernando & Sorocaba e Victor & Leo falam sobre a invasão nas casas noturnas.

"Quis mostrar as mudanças que a música sertaneja sofreu ao longo dos anos. Era uma música completamente rural, assim como era o Brasil há anos. E ela soube se modernizar e virar urbana, acompanhando as mudanças do país", diz Teló.

"Acho que o Bem Sertanejo foi uma oportunidade de mostrar para as pessoas que tenho conhecimento da música sertaneja, na minha essência, na minha raiz. Tenho 21 anos de carreira, apesar de estar só cinco em carreira solo."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]