• Carregando...
A exposição faz um panorama da obra de Marcelo Grassmann | Reprodução
A exposição faz um panorama da obra de Marcelo Grassmann| Foto: Reprodução

Reunir uma coleção de obras que dessem conta de representar os mais de 70 anos dedicados por Marcello Grassmann ao desenho e à gravura não deve ser uma tarefa fácil. Um dos mais respeitados artistas brasileiros tanto em seu país de origem quanto no exterior, Grassmann, 85 anos, é dono de uma carreira notável, com mais de quatro centenas de mostras realizadas e premiações em Bienais de São Paulo (1955 e 1959), Veneza (1958), Florença (1972) e Paris (1959).

A partir desta quinta-feira (8), às 19 horas, os visitantes do Museu Oscar Niemeyer (MON) poderão apreciar um completo panorama da obra do artista, selecionada a dedo por Antonio Carlos Abdalla, curador da mostra Sombras e Sortilégios (confira o serviço). Após "exaustivas" visitas a acervos e coleções particulares – entre elas, as de Ana Elisa Dias Baptista, James Lisboa, Lourdes Xandó Rosa e Pedro Hiller – foram escolhidas 420 obras de diversas fases percorridas por Grassmann. "Nesta primeira mostra antológica estão reunidos trabalhos de desenhos, xilogravuras, litografias e gravuras em metal, com uma visão bastante ampla e definitiva sobre o trabalho do artista", explica Abdalla.

O curador selecionou exemplares de desenhos e xilogravuras da década de 1940 até os mais recentes, de 2008. As litografias datam das décadas de 1950, quando Grassmann estudou em Viena e de 1960 a 1980. A exposição também faz a remontagem e a reorganização da exposição A Morte e a Donzela e da sala especial Provas de Estado, exibida na 4.ª Bienal de Gravura de Santo André, em 2007. "Organizar esta mostra foi um trabalho complexo, mas extremamente prazeroso. O minimalismo observado nas sequências de Provas de Estado é de grande sutileza e, muitas vezes, tem-se a impressão de se estar diante de imagens idênticas", afirma o curador.

Serviço:

Exposição Sombras e Sortilégios, de Marcello Grassmann. Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999), (41) 3350-4400. Abertura hoje (8), às 19 horas. Visitação de terça a domingo, das 10 às 18 horas. Ingressos a R$ 4 e R$ 2 (estudantes). Entrada gratuita para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes de até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês. Em cartaz até 29 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]