"Assinei e entreguei todos os documentos necessários, repassei o número da minha conta corrente e até agora as duas empresas estão me enrolando e não me dão uma resposta."
Mássimo Beraldino, consultor financeiro.
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No dia 10 de setembro, o show da banda norte-americana Linkin Park que aconteceria em Curitiba no dia 10 de outubro foi cancelado pela produtora Time For Fun (T4F). De acordo com uma nota oficial, o cancelamento ocorreu por "questões de logística". Uma data extra foi agendada para o Rio de Janeiro. Agora, uma frustação a mais: muitos fãs ainda não receberam o reembolso dos ingressos que já haviam sido comprados.
Quarenta dias após o cancelamento, diversas pessoas não foram comunicadas pelos organizadores sobre quando irão reaver o dinheiro. É o caso do representante comercial Gláucio José Zeni, que comprou dois ingressos à vista no guichê da Fnac. Até agora, ele não sabe se terá de volta o valor investido.
"No mesmo dia em que foi anunciado o cancelamento do show, fiz todo o procedimento necessário para o reembolso, preenchi todos os papéis, mas já se passaram quarenta dias", explicou o representante.
Além das idas até o ponto de venda, Gláucio entrou em contato com a T4F por e-mail. Ao todo foram mais de dez mensagens sem nenhuma resposta que informe a data de devolução, apenas o pedido por mais prazo. "É um absurdo pedirem 30 dias para o ressarcimento e agora quererem mais prazo. Se, por meio da conversa, não tiver uma resposta, vou pedir o reembolso judicialmente", desabafa.
A mesma situação é vivenciada pelo consultor financeiro Mássimo Mastro Beraldino, que também comprou ingresso para o filho à vista na Fnac. Mesmo seguindo as orientações necessárias, ele ainda não viu a cor do dinheiro. "Assinei e entreguei todos os documentos, repassei o número da minha conta corrente e até agora as duas empresas estão me enrolando e não me dão uma resposta", contou Beraldino. "Eu só quero saber onde foi parar o meu dinheiro, porque tudo o que eles pediram eu fiz, e até hoje não recebi nenhuma resposta", declarou o consultor financeiro.
Os dois não são exceção: no site Reclame Aqui, que capta queixas de consumidores de todos os estados brasileiros, estão registrados mais de 70 reclamações sobre a falta de devolução do dinheiro dos ingressos do show do Linkin Park em Curitiba.
Resposta
A reportagem entrou em contato com a produtora e realizadora do show do Linkin Park na capital paranaense, a Time For Fun, mas não obteve justificativa para o atraso. A empresa informou que só repassaria informações sobre o que estava acontecendo após analisar individualmente os casos dos leitores que entraram em contato com a Gazeta do Povo.
Foram então repassados os dados do representante comercial Glaucio José Zeni, único que autorizou a transmissão, mas não houve retorno. Do dia 22 de outubro, quando ocorreu o primeiro contato com a produtora, até a tarde de ontem, não foram emitidos esclarecimentos.
Procurada, a loja da Fnac em Curitiba emitiu uma nota dizendo que está exigindo a devolução do dinheiro da produtora. "Conforme previsto em contrato, a Fnac está exigindo da T4F a imediata devolução dos valores cobrados pelos ingressos a todos os clientes."
Consultada, a diretora do Procon no Paraná, Claudia Silvano, informou que o reembolso deveria ter ocorrido no prazo máximo de uma semana nos casos em que o consumidor pagou em dinheiro e que a responsabilidade pelo estorno é das duas empresas que venderam os ingressos. "Se a empresa não dá uma justificativa e ainda não repassa informações para o consumidor, o melhor é registrar uma reclamação no Procon", enfatizou a diretora. Ela acrescenta que aqueles que se sentiram prejudicados moralmente pela frustação do cancelamento e pela demora devem recorrer também à Justiça comum.
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