• Carregando...

O palco do Teatro Regina Vogue recebe nesta quinta-feira (28) a estréia do espetáculo "Síndrome de Tânatos". Produzida pela Cia Ethos de Teatro, escrita por Rafael Cardos e com direção de George Sada, a peça busca inspiração em grandes pensadores do passado e em mitos que circundam a história da humanidade. Para entender do que fala o espetáculo, é necessário responder uma pergunta: o que ou quem foi Tânatos?

Segundo a mitologia grega, Tânatos era a própria personificação da morte. A psicologia também descreve Tânatos como um impulso inconsciente e urgente de morrer. Com tais descrições, a figura do deus mitológico inspirou artigos e estudos de Sigmund Freud ("Mal Estar na Civilização" e "Psicologia das Massas") e Herbert Marcuse ("Eros e Civilização"), nos quais ambos descreviam as diferenças nas relações humanas, a ausência de plenitude e a insatisfação de convívio em sociedade. E é nessas fontes estudiosas que a peça bebe.

O elenco é formado por atores já conhecidos da cena teatral curitibana. Na trama, Marco Zenni e Fernando Bachstein interpretam dois cientistas confinados no alojamento de uma universidade, onde estudam um quadro desconhecido de doença que afeta uma população na qual seus integrantes apresentam óbito sem explicações médicas. No desenrolar do enredo, pode-se notar que as diferenças no comportamento e atitude de ambos são algumas das chaves para a resposta acerca da misteriosa doença.

Para o diretor George Sada, a discussão travada na peça retrata apenas a realidade, na qual a plenitude e a satisfação humana não conseguem ser alcançadas pelo simples fato de que elas não passam da pura idealização mental. O espetáculo fica em cartaz até 8 de outubro.

Saiba quais os outros espetáculos em cartaz em Curitiba no roteiro

Serviço:

"Síndrome de Tânatos". Estréia nesta quinta-feira (28) às 21h. Em cartaz de quinta a domingo, sempre às 21h. Teatro Regina Vogue (Av. Sete de Setembro, 2775). Tel.: (041) 2101-8292. Entrada: R$ 15,00 e R$ 7,50 (estudantes, idosos e assinantes da Gazeta do Povo). O espetáculo fica em cartaz até é o dia 8 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]