• Carregando...
Elvis Costello com Lou Reed: revelações inéditas e performance histórica | Fotos: Divulgação
Elvis Costello com Lou Reed: revelações inéditas e performance histórica| Foto: Fotos: Divulgação
  • O apresentador, de chapéu, conversa com os integrantes da banda The Police

Na tradução do inglês para o português, a palavra spectacles tanto pode significar "espetáculo" quanto "óculos". Ambas as traduções servem para representar o cantor e compositor inglês Elvis Costello. A primeira, devido à relevância de sua obra musical no cenário mundial desde os anos 70, quando entrou debaixo dos holofotes para nunca mais sair. A segunda, deve-se à sua marca registrada: os óculos de grau de grossa armação preta, sem os quais ele nunca foi visto.

O que poucos conheciam é o talento de Costello como entrevistador, faceta mais que bem explorada em seu primeiro talk show, cujo título brinca com a ambiguidade da palavra traduzida no primeiro parágrafo desse texto – Spectacle: Elvis Costello With.... A sentença que batiza o programa se completa com os nomes dos ilustres convidados que dividem com Costello canções e conversas: do ex-presidente Bill Clinton ao trio britânico The Police.

Com produção executiva de Elton John, que também já foi um dos convidados de Costello, o talk show musical se diferencia dos demais programas do gênero (como Later with Jools Holland, da BBC, por exemplo) pela profundidade dos temas tratados durante as conversas e pela liberdade que norteia as performances dos artistas convidados, que não se prendem a seus últimos lançamentos, gerando, por vezes, interpretações antológicas de canções que marcaram a história da música.

O episódio em que Costello recebe o nova-iorquino Lou Reed é um desses casos. Conhecido por dificultar a vida de entrevistadores ao longo de décadas, Reed se abre com Costello e fala de suas influências literárias, seu amor pelo R&B, a cena artística de Nova York e os mistérios que envolvem sua escrita e criatividade. Empunhando o violão, o músico diverte-se ao revelar à seleta plateia alguns "truques" dos acordes de "Sweet Jane", um dos grandes hits de sua histórica banda The Velvet Underground.

Para completar, o cineasta Julian Schnabel (de O Escafandro e a Borboleta), amigo pessoal e vizinho de Lou Reed, sobe ao palco e fala de seu trabalho no show-documentário Berlin (2007), que recria a obra-prima lançada por Reed em 1973. Sincero e espontâneo, Schnabel revela curiosidades íntimas de sua relação com o músico, incluindo o episódio em que pediu a Lou Reed que segurasse a mão de seu pai, morto no chão da sala, enquanto o cineasta escutava o disco que mais tarde viria a filmar. Fechando o episódio, Lou Reed e Elvis Costello dividem os vocais em uma interpretação tocante de "Perfect Day".

Entre os outros episódios da primeira temporada (são duas, ao todo) recentemente exibida no Brasil pela HBO, estão as participações de Rufus Wainwright, que interpreta uma canção ao lado de sua mãe, a cantora folk Kate McGarrigle; e a reunião no palco de Rosanne Cash (filha mais velha de Johnny Cash), Norah Jones e os cantores country Kris Kristofferson e John Mellencamp. Spectacle... também dedicou um programa ao novo folk, representado pela dupla She & Him, mais a cantora Jenny Lewis e o cantor Jakob Dylan (filho de Bob Dylan); e juntou Diana Krall a Elton John na mesma apresentação. Todos sob as minuciosas lentes e acordes de Costello.

Serviço

Trechos dos episódios de Spectacle: Elvis Costello With... podem ser assistidos no site da emissora que o transmite no exterior (www.sundancechannel.com/spectacle) e também no YouTube. A caixa importada com os DVDs da primeira temporada custa em média US$ 50.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]