• Carregando...
Explora as texturas dos papéis de origamis com linhas fixas e delicadas | Reprodução
Explora as texturas dos papéis de origamis com linhas fixas e delicadas| Foto: Reprodução

Inaugurada ontem na Subsolo Galeria de Arte Contemporânea, a exposição DesProposições Lineares (confira o serviço completo da exposição) é a mais nova empreitada do Grupo Papel, um coletivo formado por vários artistas plásticos, que tem como principal eixo unitário – como o próprio nome sugere – o papel.

Formado por Elisa Gunzi, Elisa Tkatschuk, Haydée Guibor, Hugo Mendes, Laura Hartmann, Renato Torres, Roberta Nuns e Vânia Maria Andrade, o grupo procura, por meio de técnicas de fotografia, gravura e desenho, explorar a força poética das linhas traçadas, utilizadas de maneira diferente no trabalho de cada artista.

O prefixo "Des", empregado no título, que dá a ideia de negação ou separação, se opõe à ideia de linha como marca e à afirmação de sua materialidade no papel. Enquanto Haydeé Guibor, por exemplo, traça linhas que ocupam todo o papel e que se cruzam, Elisa Gunzi explora as texturas dos papéis de origamis com linhas finas e delicadas. Já Hugo Mendes traça frames de filmes com linhas horizontais em nanquim, causando estranheza no observador, e Renato Torres faz uso da água, criando volumes e dimensões além do papel, extrapolando os limites do su­­porte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]