• Carregando...
Paulo Leminski (1944-1989) fez parcerias com diversos artistas. Sua música mais conhecida é “Verdura”, gravada por Caetano Veloso. | Divulgação
Paulo Leminski (1944-1989) fez parcerias com diversos artistas. Sua música mais conhecida é “Verdura”, gravada por Caetano Veloso.| Foto: Divulgação

O resgate do trabalho musical de Paulo Leminski começou com o lançamento do CD duplo Leminskanções, em 2014, ano em que o poeta polaco completaria 70 anos. Quem interpretou alguns de seus “sucessos” foi a banda Os Pauleira, que tem a filha caçula do “cachorro louco”, Estrela, nos vocais. A continuação do desbravamento do Leminski músico tem continuidade agora, com um songbook, apresentado ao público nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), em eventos na Livraria da Vila do Pátio Batel, em Curitiba.

O livro, projeto contemplado pela seleção pública do Petrobras Cultural, pretende fazer um apanhado histórico. A obra contempla partituras de 109 músicas autorais e parcerias, depoimentos de Moraes Moreira, Arnaldo Antunes e Caetano Veloso. A ideia é que até mesmo músicos iniciantes possam tocar Leminski com o material em mãos.

Estrela Ruiz Leminski, também compositora e poeta, iniciou a pesquisa há cerca de seis anos, quando se debruçou sobre todo o legado musical deixado pelo pai: de rabiscos em guardanapos a dezenas de fitas K7 com gravações caseiras. “Meu pai compôs demais. A carreira dele de compositor correu paralelamente e tão intensamente quanto a literária”, diz Estrela.

Bate-papo

Songbook Paulo Leminski

Auditório da Livraria da Vila (Pátio Batel – Avenida do Batel, 1868 – Batel, Curitiba - PR). Dia 19 (bate-papo) às 20h. Dia 20 (pocket-show) às 20h. Entrada franca.

Entre outros, Leminski foi gravado por Ângela Maria, A Cor do Som, Gilberto Gil, Ney Matogrosso e convocado para parcerias por artistas fundamentais do Tropicalismo, da Vanguarda Paulista e da cena curitibana, como a banda A Chave. Para algumas faixas, Leminski criou não apenas as letras, mas também melodias famosas, como a de “Mudança de Estação” (1981), sucesso de A Cor do Som: “O rio tá raso/ Estrela fraca/ Eu sem razão”. Com Moraes Moreira (“Promessas Demais”), por exemplo, saiu na trilha da novela (Paraíso, de 1982). Com Guilherme Arantes, fez um disco inteiro, Pirlimpimpim 2, de encomenda para um musical da Rede Globo.

Inéditas

Além das músicas famosas de Paulo Leminski –“Verdura”, “Luzes”, “Filho de Santa Maria” e “Se Houver Céu” –, o songbook revela partituras de dezenas de composições pouco conhecidas ou mesmo inéditas, como “A Você Amigo”, “Tigre Royal” e várias outras que estavam restritas às fitas K7 do artista.

“Sempre trabalhamos para divulgar a obra do meu pai. Quem tem 40 anos já conhece as músicas dele, mas a nova geração precisa conhecer também. Era essa amplitude que o meu pai queria”, explica Estrela. O songbook é publicado pela Editora Iluminuras. As partituras das 109 composições também serão disponibilizadas para download na internet .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]