• Carregando...
Alexandre Andrés: leveza e sofisticação estão presentes em suas músicas | Divulgação
Alexandre Andrés: leveza e sofisticação estão presentes em suas músicas| Foto: Divulgação

Frescor e leveza são as características principais das composições de Alexandre Andrés, mineiro que se apresenta às 21 horas de hoje no Teatro do Paiol, em Curitiba. Claramente influenciado pelo Clube da Esquina – movimento musical nascido na década de 1960, em Minas Gerais –, o compositor apresenta ao vivo as músicas do disco Agualuz, que traz 12 canções criadas em parceria com o letrista Bernardo Maranhão. Outras influências vêm de berço. Alexandre é filho de Artur Andrés, flautista do grupo experimental Uakti e da pianista Regina Amaral. Ambos irão acompanha-lo no show desta noite. As músicas presentes no disco se destacam pelos arranjos sofisticados – in­­clusive os vocais – e pela poética aprimorada das letras.

A carreira do mineiro, ainda que curta, já é marcante. Em 2009 Andrés foi duplamente vencedor no Prêmio BDMG Instrumental – um dos mais importantes do país – , tendo alcançado o primeiro lugar nas categorias de melhor arranjo e composição. No mesmo ano, foi um dos ganhadores do Prêmio Natura, que abriu caminho para uma reedição aprimorada do CD Agualuz e possibilitou uma turnê nas principais cidades mineiras. O disco traz, aliás, além de Alexandre Andrés na voz, no violão e nas flautas, um time de convidados especiais. Entre eles Mônica Salmaso, André Mehmari, Kristoff Silva, os grupos Uakti e Diapasão, entre outros.

Para André Mehmari, pianista que participa do álbum, "Alexandre é um jovem extremamente talentoso. Quando ouvi sua música pela primeira vez, senti ali um grande frescor: pude notar ali, claramente, a ‘voz’ de um compositor", disse o músico.

Além de sua verve de cancioneiro, que dialoga com o melhor da música popular brasileira, Alexandre Andrés desenvolve também um trabalho criativo intenso na música instrumental. O mineiro integra o já citado grupo Diapasão, com o qual vem fazendo importantes shows em festivais no interior de Minas – como os de Itabira e Diamantina e eventos, como o Festival de Jazz de Belo Horizonte; a apresentação do compositor, que também irá acontecer em São Paulo, é fruto do Edital Música Minas, da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

Serviço:

Alexandre Andrés. Teatro do Paiol (Lgo. Guido Viaro, s/n.º), (41) 3213-1340. Hoje, às 21 horas. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]