Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Los Angeles

Spielberg evita publicidade com seu filme sobre assassinato de atletas israelenses

"Munique", de Steven Spielberg, deve entrar em cartaz dia 23 de dezembro nos Estados Unidos, mas o diretor, que já foi premiado com um Oscar, se esforçou pouco para promovê-lo. O filme mostra como Israel se vingou do assassinato de seus atletas por guerrilheiros palestinos nas Olimpíadas de Munique, em 1972.

Líderes de grupos judeus e muçulmanos, assim como diplomatas e especialistas em política exterior, vão assistir a "Munique" antes de seu lançamento nos Estados Unidos, no dia 23 de dezembro. Mas Spielberg evitou a mídia e as dispendiosas campanhas de promoção que costumam preceder o lançamento de um filme de grande estúdio.

A discrição do cineasta é estranha, já que "Munique" está sendo cotado como um dos favoritos ao Oscar de melhor filme.

Os sócios de Spielberg dizem que o diretor, reconhecendo o potencial de seu filme em provocar polêmica, insiste em deixar a produção falar por si mesma.

"Munique" é, sem dúvida, o filme mais político de um cineasta que não se esquivou de enfrentar questões difíceis, entre elas a do Holocausto em seu filme "A lista de Schindler", que lhe rendeu um prêmio da Academia.

- Ele não quis falar com ninguém até que as pessoas tivessem a chance de ver o filme - disse o porta-voz Marvin Levy. - Ele disse 'deixe-me fazer o filme, e então vamos mostrar o filme, e todo mundo pode achar o que quiser'.

Outro sócio envolvido na produção acrescentou:

- Sabemos que haverá polêmica. Só queremos garantir que seja uma polêmica bem informada.

Até essa semana, as únicas pessoas que viram o filme foram Spielberg, a produtora Kathleen Kennedy e o dramaturgo vencedor de um Pulitzer Tony Kushner, que ajudou a escrever o roteiro, disse Levy.

Imaginado como um thriller, o filme conta a história de agentes israelenses contratados para caçar e matar os palestinos suspeitos de planejar o assassinato de atletas israelenses nos Jogos de Verão em Munique, em 1972.

Filmado em Paris, Budapeste e Malta, "Munique" traz no elenco Eric Bana como o comandante do esquadrão de assassinos do Mossad (serviço secreto israelense). Também inclui Geoffrey Rush e Daniel Craig.

Spielberg deu a entender que seu retrato da estratégia de vingança de Israel não era muito elogioso e levantaria questões sobre a "guerra ao terror" dos EUA, criada depois de 11 de setembro de 2001.

Israel nunca admitiu publicamente a responsabilidade pela série de tiroteios, bombas e ataques que matou dez palestinos ligados ao Setembro Negro, o grupo por trás do assassinato dos atletas em Munique.

Seis membros da equipe de assassinos de Israel foram julgados por homicídio, e o Estado israelense chegou a pagar indenização à família de uma das vítimas, morta após ser confundida por um dos guerrilheiros.

O filme de Spielberg é baseado no livro "Vengeance", de 1984, e deve estrear no Brasil dia 27 de janeiro de 2006.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.