• Carregando...

Dois dos maiores shows de rock do planeta são atrações no Brasil a partir do próximo final de semana. No sábado, os ingleses dos Rolling Stones tocam na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em um evento gratuito que deve atrair mais de 1,5 milhão de pessoas. Na segunda e na terça-feira, a banda irlandesa U2 faz apresentações no estádio do Morumbi, em São Paulo.

Ambos os grupos lançaram CDs recentemente – Stones com A Bigger Band (2005), e U2 com How to Dismantle an Atomic Bomb (2004). Mas a visita de artistas desse porte também serve para as lojas de discos resgatarem as suas vastas discografias. Quem é fã de verdade tem tudo e mais um pouco (singles, raridades) registrado em CD, mas quem não é muito aficionado pode ficar um pouco perdido entre tantos discos oficiais (entre EPs, gravações ao vivo e coletâneas) lançados por ambas as bandas – com mais de 43 anos de estrada, os Rolling Stones já gravaram mais de três dezenas de álbuns; já o U2, com 25 anos de carreira, lançou 15 álbuns.

Grande parte da crítica musical aponta como principais discos dos Rolling Stones Exile on Main Street (1972) e Sticky Fingers (1971); do quarteto, os principais disco são: The Joshua Tree (1987), Achtung Baby (1991) e Boy (1980). Mas vale saber também a visão dos fãs. Dessa forma, a reportagem perguntou para alguns fãs curitibanos quais são suas músicas e discos preferidos das referidas bandas.

O empresário Helinho Pimentel, reconhecidamente fanático pelos Stones, cita como principal disco dos londrinos Beggars Banquet (1968). "Além de boa música, misturando momentos acústicos e rifs de guitarra, esse disco, através de ‘Street Fighting Man’ transformou-se em hino dos jovens que tomaram as ruas, clamando por liberdade, direitos iguais e justiça."

Também falando do caráter transgressor de Jagger e companhia, Ivo Rodrigues, vocalista do Blindagem, diz que "Satisfaction" é "a primeira música realmente de protesto e revolução cultural que pintou no rock-and-roll". A jornalista Katia Kertzman lembra de "Like a Rolling Stone", "porque eu vi Dylan e Stones juntos cantando e tocando a própria".

Do lado do U2, Hemil Taborda (baixista da novata banda Laser Love) cita Zooropa (1993), que chegou a ganhar o Grammy de melhor álbum alternativo. "É o disco mais experimental deles, mas ao mesmo tempo tem grandes canções", fala sobre o trabalho que tem os sucessos "Lemon", "Stay (Faraway, So Close)" e "Numb". Já o também empresário Alessandro Reis não esquece de The Unforgettable Fire (1984). "Para mim, a música ‘The Unforgettable Fire’ é a melhor que eles já fizeram. Esse disco fecha uma fase da banda (a primeira européia). É a síntese da sonoridade da época", avalia.

Helinho e Ivo vão ao Rio de Janeiro acompanhar os Stones. Mas Katia, Hemil e Alessandro vão conferir as apresentações na telinha – a Globo transmite ao vivo os shows de sábado e segunda-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]