Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Sucesso nacional de bilheteria

Pirataria não impede êxito de Tropa de Elite, de josé padilha

Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas (Foto: Arquivo Gazeta do Povo)

Rio de Janeiro – O filme Tropa de Elite, apesar de ter sofrido com a pirataria, vem fazendo ótima bilheteria nos cinemas. No último fim de semana, segundo a Paramount Pictures e o Filme B, empresa que analisa o mercado cinematográfico, a tropa do capitão Nascimento levou de 400 mil a 413 mil espectadores às 335 salas em todo o país onde entrou em cartaz. Foi a estréia nacional. No fim de semana anterior, apenas salas do Rio e de São Paulo, estados que concentram 52% do mercado brasileiro, receberam cópias do longa.

Até agora, o filme foi visto por cerca de 700 mil pessoas nos cinemas. Para Pedro Butcher, editor do Filme B, os números divulgados ontem indicam que Tropa de Elite é a terceira maior estréia do cinema nacional desde a Retomada, iniciada em 1995.

"Ficou atrás apenas de Carandiru e de Os Normais. Isso se considerarmos este fim de semana como o de estréia, sem levar em conta o anterior, quando o filme entrou em cartaz só no Rio e em São Paulo", disse Butcher, para depois complementar: "A antecipação da estréia foi uma jogada importante para combater os efeitos da pirataria". De sexta-feira, dia 5, a domingo, dia 7, 180 mil espectadores conferiram o longa-metragem de José Padilha em 171 salas exibidoras do Rio de Janeiro e de São Paulo. Seu lançamento, inicialmente marcado para o dia 12, foi antecipado por força da pirataria.O único longa-metragem brasileiro que ultrapassou 1 milhão de ingressos em 2007 foi A Grande Família – O Filme, que atraiu 288.179 espectadores na estréia. É bem menos que Tropa de Elite, mas o número de salas também foi menor: 262 salas em todo o país (quantidade já considerada muito boa, por analistas). Carandiru, que fez a melhor estréia de todas, chegou a 298 salas. Na semana passada, o diretor do Filme B, Paulo Sérgio Almeida, fez a seguinte previsão: "Para um filme que sofreu três meses com a pirataria, estreou sem mídia e teve um lançamento concentrado em dois estados, ele teve uma das melhores médias de público do ano. Já tem garantidos dois milhões de ingressos vendidos".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.