• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Números

700 mil espectadores já viram Tropa de Elite nos cinemas.

335 salas é o circuito no qual o filme de José Padilha está em cartaz.

Rio de Janeiro – O filme Tropa de Elite, apesar de ter sofrido com a pirataria, vem fazendo ótima bilheteria nos cinemas. No último fim de semana, segundo a Paramount Pictures e o Filme B, empresa que analisa o mercado cinematográfico, a tropa do capitão Nascimento levou de 400 mil a 413 mil espectadores às 335 salas em todo o país onde entrou em cartaz. Foi a estréia nacional. No fim de semana anterior, apenas salas do Rio e de São Paulo, estados que concentram 52% do mercado brasileiro, receberam cópias do longa.

Até agora, o filme foi visto por cerca de 700 mil pessoas nos cinemas. Para Pedro Butcher, editor do Filme B, os números divulgados ontem indicam que Tropa de Elite é a terceira maior estréia do cinema nacional desde a Retomada, iniciada em 1995.

"Ficou atrás apenas de Carandiru e de Os Normais. Isso se considerarmos este fim de semana como o de estréia, sem levar em conta o anterior, quando o filme entrou em cartaz só no Rio e em São Paulo", disse Butcher, para depois complementar: "A antecipação da estréia foi uma jogada importante para combater os efeitos da pirataria". De sexta-feira, dia 5, a domingo, dia 7, 180 mil espectadores conferiram o longa-metragem de José Padilha em 171 salas exibidoras do Rio de Janeiro e de São Paulo. Seu lançamento, inicialmente marcado para o dia 12, foi antecipado por força da pirataria.O único longa-metragem brasileiro que ultrapassou 1 milhão de ingressos em 2007 foi A Grande Família – O Filme, que atraiu 288.179 espectadores na estréia. É bem menos que Tropa de Elite, mas o número de salas também foi menor: 262 salas em todo o país (quantidade já considerada muito boa, por analistas). Carandiru, que fez a melhor estréia de todas, chegou a 298 salas. Na semana passada, o diretor do Filme B, Paulo Sérgio Almeida, fez a seguinte previsão: "Para um filme que sofreu três meses com a pirataria, estreou sem mídia e teve um lançamento concentrado em dois estados, ele teve uma das melhores médias de público do ano. Já tem garantidos dois milhões de ingressos vendidos".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]