• Carregando...
Efeito antigravidade: coreografias quase mágicas marcavam a performance do cantor | Divulgação
Efeito antigravidade: coreografias quase mágicas marcavam a performance do cantor| Foto: Divulgação

Além da potente voz aguda e do ouvido clínico para criar refrões irresistíveis, Michael Jackson entrou para a história da música pop devido a suas incríveis habilidades como dançarino. Coreografias como as presentes nos videoclipes de "Thriller" e "Bad" são até hoje fontes de inspiração para milhões de imitadores ao redor do mundo. Isso sem falar no moonwalk, passo imortalizado por Jackson em 1983, durante um especial de tevê da Motown, sua gravadora na época dos Jackson Five.

Também conhecida como backslide, a técnica, em que o o dançarino parece caminhar para frente enquanto anda para trás, já havia sido usada por diversos pop stars antes de Jackson – incluindo James Brown, no filme Os Irmãos Cara-de-Pau, em 1980.

Mas a leveza e a precisão dos movimentos de Jackson fizeram com que a origem da técnica fosse atribuída a ele, que dizia ter aprendido os passos com crianças que dançavam na rua.

Não à toa, o moonwalk rendeu a Jackson uma das maiores alegrias de sua trajetória musical: um telefonema de Fred Astaire, logo após a exibição do programa televisivo em que o cantor demonstrou a técnica em público pela primeira vez, ao som de "Billie Jean". "Eu não queria deixar este mundo sem saber quem seria meu sucessor. Obrigada, Michael", declarou Astaire, pouco antes de sua morte, em 1987.

Criação original de Jackson, o chamado "efeito antigravidade" (ou "the lean"), presente no videoclipe de "Smooth Criminal", sétima música de trabalho de Bad (1987), também permanecerá na memória de nove entre cada dez pessoas que viveram a década de 1980. Utilizando cordas e imãs, o músico e seus bailarinos chegam a uma inclinação de 45 graus para frente, sem tirar os pés do chão.

Para reproduzir o efeito nos palcos, o próprio Michael desenvolveu e patenteou um sapato especial e uma engenhoca mecânica. Estacas se elevavam do chão, nas quais Michael encaixava seus sapatos. Com o auxílio de uma tornozeleira, ele empurrava seu corpo para frente, apoiando seu peso nos calcanhares "rosqueados" ao chão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]