• Carregando...
Irvine Welsh: situações-limite | Irvine Welsh: situações-limite.
Irvine Welsh: situações-limite| Foto: Irvine Welsh: situações-limite.

Em sua prosa, Irvine Welsh pode ser um sujeito irônico, debochado e atormentado. Mal-educado, até. Mas é inegável que o escritor escocês detém um singular poder de observação e compreensão de sua sociedade, no seu tempo. Quando escreveu Trainspotting, por exemplo, seu primeiro romance, que virou filme cult nas mãos de Danny Boyle em 1996, jogou ao ventilador o movimento clubber, no qual jovens do subúrbio de Dublin viviam uma relação quase umbilical com drogas e prostituição. Era um retrato conhecido, mas até então escondido debaixo do tapete.

Nos cinco contos que compõem Se Você Gostou da Escola, Vai Adorar Trabalhar, seu novo livro, Irvine multiplica essa visão aguçada – embora por vezes explícita demais – e nos joga em meio a um grupo de jovens bêbados que voltam de um festival de música, uma madame pomposa de Chicago ou nos apresenta a um sujeito que sente atração incontrolável por uma garçonete gorda e, digamos, não devidamente asseada. Nos cinco textos – Irvine agora traz narrativas curtas, gênero que não trabalhava desde a década de 1990 –, estes e outros personagens revelam seu "estudo de caso" sobre as aflições: sejam elas definitivas, como a bebedeira e o uso de drogas que ceifou a carreira de um promissor jogador de futebol americano; ou corriqueiras, embora não menos importantes, como a dúvida em relação às amizades.

Welsh está mais ousado também. O mundo retratado não é mais a Escócia, mas sim uma ilha caribenha ou regiões remotas da Califórnia. Seus personagens não são – somente – jovens do sexo masculino sem perspectiva, mas inclusive mulheres de meia-idade. E, maduro, o autor brinca com as possibilidades de narração.

"Cascavéis", conto de 40 páginas que abre a obra, é um bom exemplo disso e da temática presente no livro. Duas histórias, a princípio paralelas, se aproximam na medida em que a resolução do ocorrido – e que ocorrido – é vislumbrada. Pois prepare-se. Irvine Welsh, cáustico, conta a história de três amigos – dois garotos e uma garota, que voltam de um show de rock por uma estrada empoeirada. Tomam uma bebida alucinógena com um xamã, e tentam acampar – ainda vendo as cores mais vivas. Eugene, um dos garotos, tem uma atração carnal incurável por Madeline. Ao deitar, quando sente algo em seus "países baixos", pensa que a garota deu o passo que sempre sonhou. Mas o que lhe roçava o corpo era uma cobra, que acaba por mordê-lo "lá". Scott, o outro rapaz, lembra que é preciso retirar o veneno. Com um canivete, faz uma cruz no membro do amigo, que sangra e geme. E então Scott lembra também que, para retirar completamente o veneno, é necessário sugá-lo.

"Eugene olhou para o amigo com súbita trepidação. Havia algo em Scott, agachado ali naquela bermuda verde. Sempre houvera algo a respeito dele. (...). Aqueles olhos de garota. As mãos de mulher", escreve Welsh, antes de descrever a cena surreal que também é observada por três mexicanos – dois irmãos e uma garota – que se deparam com a barraca em movimento suspeito. É o ponto de encontro das narrativas. Em suma, são problemas mal resolvidos que permeiam a nova obra do escocês. Ao abusar de palavrões, descrições semi-afetadas e situações-limite quase inacreditáveis, Welsh nos faze lembrar que o mundo é um pouco mais sujo do que pensamos. E por isso mais verdadeiro também. GGG1/2

Serviço: se Você Gostou da Escola, Vai Adorar Trabalhar. Irvine Welsh. Rocco. 376 págs. R$54,50.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]