• Carregando...

Em uma semana de muitas estréias nos cinemas de Curitiba, nada menos do que nove filmes deixam as salas de exibição da capital paranaense. Destaque para o "adeus" do Homem de Aço às telonas curitibanas. "Superman – O Retorno" já faturou mais de US$ 350 milhões ao redor do planeta, e isso garantiu a continuação do longa, prevista para 2009. O suspense "Sentinela" e o terror "Premonição 3" também saem de cartaz, ao lado de documentários brasileiros muito interessantes. É correr aos cinemas nesta quinta-feira e pegar as últimas sessões!

"Superman – O Retorno" (veja trailer) apresenta um ator estreante, Brandon Routh e faz um tributo ao primeiro filme da série do Homem de Aço, lançado em 1978, com Christopher Reeve no papel principal. A imagem de Marlon Brando, falando com o filho enviado à Terra para escapar da morte, aparece nesta fita, que mostra o retorno de Clark Kent e, conseqüentemente do super-herói, à vida na grande cidade. É um "Superman" atualizado com todos os recursos de uma grande produção, com romance, aventura e ação. Como se trata de um super-herói de vida longa, estava na hora de revê-lo na telona.

"Sentinela" (veja trailer) é um suspense estrelado por Michael Douglas sobre uma tentativa de assassinato do presidente norte-americano. O filme, dirigido por Clark Johnson, é um tanto quanto mecânico e destituído de alma, evitando mergulhar em política ou em qualquer outra coisa que pudesse definir claramente quem são esses personagens. Apesar de todos os detalhes e vislumbres dos bastidores da Casa Branca, do Serviço Secreto e do complexo e moderno centro de controle da Divisão de Proteção Presidencial, "Sentinela" basicamente retoma a trilha aberta por todos os suspenses policiais em que um tira cai sob suspeita e precisa provar sua inocência, ao mesmo tempo em que foge de seus perseguidores.

Precedido por "Premonição" e "Premonição 2" (2003) a nova fita estava pronta em 2004, mas o diretor James Wong, pediu para regravar o final. Com isso, "Premonição 3", outro que deixa os cinemas, teve sua estréia adiada e só esteve disponível ao público neste ano. Nesta produção uma jovem tem a visão de um acidente quando está para embarcar em uma montanha-russa. No primeiro filme um rapaz tem a visão de uma explosão de avião e na segunda uma moça pressente um acidente de carro.

Entre as comédias, destaque para a atriz Anna Faris, conhecida pela série "Todo Mundo em Pânico", e que está no elenco de "A Hora do Rango". A trama é sobre três jovens frustrados que trabalham em um restaurante da cadeia ShenaniganZ. Um deles é encarregado de treinar um novo funcionário, a outra é uma garçonete e por último um jovem dedicado que vive com o pensamento distante.

Entre os nacionais, "Soy Cuba – O Mamute Siberiano" é um dos filmes que saem de cartaz. Este é o primeiro longa-metragem documentário do diretor carioca Vicente Ferraz Gonçalves, que estudou na Escola Internacional de Filme e TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba.

O documentário volta a 1961, quando o diretor soviético Mikhail Kalatozov e uma equipe de mais de 200 pessoas, filmaram "Soy Cuba". O filme pretendia ser uma arma de propaganda, para divulgar a Revolução Cubana, mas foi ignorado em Havana e Moscou após sua estréia. Só na década de 1990 foi redescoberto por dois grandes cineastas norte-americanos: Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. O documentário "Soy Cuba – O Mamute Siberiano" retrata um momento histórico bastante delicado, inclusive no cinema. Por meio dos depoimentos dos atores e técnicos sobreviventes, o filme mostra o contraste da cultura afro-cubana e da alma eslava, no auge da Guerra Fria.

Outro documentário que tem as suas últimas sessões nesta quinta é "A pessoa é para o que nasce". O longa acompanha a trajetória de três irmãs cegas: Regina, Maria e Conceição. Elas viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. A fita surgiu depois do curta-metragem de seis minutos, produzido em 1997 pelo diretor Roberto Berliner, durante as filmagens da série de TV "Som da Rua". Os afazeres do cotidiano, suas estratégias de sobrevivência e o reconhecimento ao trabalho delas estão no longa de 84 minutos.

No Cine Luz "Comunidade, ativismo e acesso downtown" faz uma incursão pelo processo de criação experimental vivenciado em Nova Iorque em espaços históricos e por grupos que se destacaram. O documentário é baseado em entrevistas e usa imagens para ilustrar o trabalho desses artistas desde a década de 1960 até o início do novo milênio.

A vida de Santos Dumont está em "O Homem Pode Voar", com direção de Nelson Hoineff. A fita apresenta inclusive cenas de Dumont em movimento, resultado de dois anos de pesquisa para produção do filme.

No último filme que deixa os cinemas da capital, as amizades entre colegas de escola é o tema principal. A produção "Quase um Segredo", conta a história de um garoto que, incomodado por um colega de escola, trama com seu irmão e um grupo de amigos uma forma de dar uma lição no sujeito.

Quais os outros filmes que estão em cartaz em Curitiba? Veja no roteiro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]