• Carregando...
O Curioso Caso de Benjamin Button: filme em que Brad Pitt interpreta um idoso que passou dos 80 anos é o líder em indicações | Divulgação
O Curioso Caso de Benjamin Button: filme em que Brad Pitt interpreta um idoso que passou dos 80 anos é o líder em indicações| Foto: Divulgação
  • Quem Quer Ser um Milionário?, de Danny Boyle: longa-metragem concorre a dez categorias, incluindo melhor filme e diretor
  • Confira a lista completa dos concorrentes ao Oscar 2009

São Paulo - Nem todas as ousadias do Globo de Ouro se repetiram na lista dos finalistas do Oscar, cujos nomes foram divulgados na manhã de ontem (22), em Los Angeles. Kate Winslet, duplamente premiada (atriz principal e coadjuvante) pelos correspondentes estrangeiros no Globo de Ouro, foi lembrada apenas por O Leitor, na categoria principal. E Vicky Cristina Barcelona, lá vencedor como melhor comédia/musical, aqui nem figurou entre os cinco indicados.

Restou aos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood apostar ainda nas chances de Mickey Rourke, que concorre como ator principal por O Lutador; em valorizar o instigante Frost/Nixon (esquecido no Globo de Ouro); e, por fim, lembrarem-se também de Valsa com Bashir, o longa israelense escolhido pelos correspondentes e que figura na lista dos filmes estrangeiros do Oscar, depois de terem se esquecido de incluir Gomorra, representante italiano e, até então, apontado como franco favorito. A fábula romântica O Curioso Caso de Benjamin Button lidera a lista com 13 indicações, seguido do badalado Quem Quer Ser um Milionário? com dez, e, empatados com oito, a aventura Batman – O Cavaleiro das Trevas e Milk – A Voz da Liberdade, sobre o primeiro funcionário público abertamente homossexual dos EUA.

Heath Ledger, cujo primeiro ano de morte por ingestão acidental de medicamentos foi lembrado na data de ontem, não foi surpresa ao ser anunciado entre os concorrentes de ator coadjuvante, por sua arrepiante interpretação como Coringa. Sua vitória, aliás, é dada como certa.

Os integrantes do Oscar referendaram a importância de Frost/Nixon, bem cuidada reconstituição da entrevista que o ex-presidente Richard Nixon concedeu ao jornalista australiano David Frost, em 1974, confessando seu envolvimento com o escândalo Watergate – o filme concorre como melhor produção do ano, além do ator Frank Langella (um perfeito Nixon), o diretor Ron Howard e o roteiro adaptado de Peter Morgan.

Assim como a premiação de Heath Ledger, a consagração de Wall.E como melhor filme de animação é uma aposta certa. Já Meryl Streep aumenta seu recorde de indicações, somando agora a 15ª, por A Dúvida.

Entre os profissionais de língua latina, os representantes, nas principais categorias, resumem-se à espanhola Penélope Cruz, que disputa o Oscar de atriz coadjuvante por Vicky Cristina Barcelona, e ao chileno Claudio Miranda, diretor de fotografia de O Estranho Caso de Benjamin Button.

A cerimônia de entrega do Oscar ocorre no domingo de carnaval, dia 22 de fevereiro. Por conta disso, a Rede Globo ainda não confirmou a transmissão direta, pois pretende priorizar o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. O canal por assinatura TNT promete exibir a festa na íntegra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]