• Carregando...

Chegou a hora de ver – e ouvir – para crer. Atração do fim de semana no Teatro HSBC, a cantora paulistana Céu promete provar porque vem sendo incensada como a grande revelação feminina da música brasileira. Aos 25 anos, ela já é conhecida na França e teve seu CD de estréia aclamado pela crítica daqui e de lá. Ou seja: as apresentações de sábado e domingo são uma boa oportunidade para conferir um talento que ainda pode dar muito o que falar.

Filha de um professor de música, Céu cresceu ouvindo as grandes intérpretes do samba e do jazz. Na adolescência, conheceu o rap e a fusão de estilos promovida pela turma do mangue-beat pernambucano. Esse referencial dá uma idéia da sonoridade desenvolvida pela artista, cuja carreira ganhou impulso graças às companhias certas. Uma delas, o compositor de trilhas sonoras Antonio Pinto, foi seu padrinho musical em Nova Iorque, para onde ela partiu em 1998 para estudar e respirar novos ares musicais.

Autor das trilhas de Cidade de Deus, Colateral e O Senhor das Armas, Pinto a apresentou a um time de brasileiros que também tentavam a vida nos EUA. Gente como o músico Alec Haiat (da banda Metrô) e o produtor Beto Villares, responsável por discos de Zélia Duncan e Mestre Ambrósio. De volta ao Brasil, Céu reencontrou os dois amigos e os transformou em seus principais colaboradores no estúdio – o primeiro como parceiro de composição e o segundo à frente da produção de seu álbum de estréia.

Céu, o CD (lançado pelo selo Ambulante Discos de Villares), ainda conta a participação de alguns dos instrumentistas mais requisitados do cenário paulistano. Entre eles Lúcio Maia (guitarrista da Nação Zumbi), Kuki Stolarski (baterista do Funk Como Le Gusta) e Marco (DJ de hip-hop que acompanha a artista ao vivo). Músicos de escolas diferentes, que contribuíram para que o álbum soasse eclético, mas nunca exagerado. "Bebo de fontes muito viscerais, vou direto na raiz. Mas aqui em São Paulo tem gente de todos os cantos, é muita informação diferente. Ainda assim, se você tirar toda a produção do disco, vai ver que ali tem canções de verdade", garante a cantora e compositora. Se restava saber se a receita funciona ao vivo, este é o momento para descobrir.

Serviço: Show com a cantora Céu. Amanhã e domingo, às 20h30, no Teatro HSBC (Rua Luiz Xavier, 11 – Rua das Flores). Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (estudantes e clientes do HSBC). Informações: (41) 3232-7177.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]