• Carregando...
Espetáculos são apresentados ao ar livre | Divulgação
Espetáculos são apresentados ao ar livre| Foto: Divulgação

Teatro

Confira informações deste e outros espetáculos no Guia Gazeta do Povo.

Com apresentações gratuitas, o projeto Teatro nos Parques chega a Curitiba amanhã com espetáculos de oito companhias de diversos estados brasileiros. A iniciativa, realizada pela primeira vez em São Paulo em 2009, fará sua primeira edição na cidade com programação durante os fins de semana até 31 de agosto.

Para compor a lista de grupos que participam do projeto, o curador Edson Caeiro privilegia os que têm experiência com teatro de rua. "Há toda uma linguagem diferente de estética e improviso cênico que precisa ser dominada por esses profissionais. Não basta transpor o que vemos no palco para a calçada", afirmou em entrevista à Gazeta do Povo.

A programação dos primeiros dias será concentrada nos parques Barigüi e São Lourenço. Amanhã, a abertura do projeto fica por conta dos paulistas da Cl㠖 Estúdio de Artes Cômicas, que apresentam o espetáculo Água. Com uma linguagem circense, a peça discute o desperdício de recursos no planeta.

Quem também passa pelo parque durante a tarde são os paranaenses da Arte da Comédia, com o espetáculo Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem. No domingo, será a vez da Peste Cia. Urbana de Teatro de São Paulo, que encena a montagem A Fantástica Trupe em... A Princesa Engasgada.

"Todos os espetáculos que compõem a programação têm tramas que são feitas para todas as idades. Dos mais novinhos aos idosos. Essa é uma das belezas do teatro de rua: ser bem democrático", garante Caeiro. Ele também afirma que se tornou militante desse tipo de atuação por causa do contato com o público. "Muita gente vive o teatro pela primeira vez por meio de grupos de rua."

A única preocupação do organizador é com o tempo de Curitiba. Como são encenadas a céu aberto, em dias de chuva, as apresentações precisam ser remarcadas. "Mas teremos sorte, fiz a dança da chuva", brinca o curador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]