• Carregando...
Dramaturga e atriz paranaense Denise Stoklos tem dois espetáculos na mostra oficial do Festival de Curitiba de 2016 | Divulgação
Dramaturga e atriz paranaense Denise Stoklos tem dois espetáculos na mostra oficial do Festival de Curitiba de 2016| Foto: Divulgação

A dois anos de completar cinco décadas de carreira, a dramaturga e atriz paranaense Denise Stoklos tem dois espetáculos na mostra oficial do Festival de Curitiba de 2016.

No dia 29, às 16 horas, a artista revisita seu repertório solo Teatro Positivo com o evento “As Palavras Gestuais de Denise Stoklos”, que consiste na leitura sem coreografia das peças de seu Teatro Essencial.

O conceito teatral criado pela performer centraliza o corpo do ator e tem como lema é “Ìo mínimo de recursos para o máximo de teatralidade”.

A ideia do evento, segundo a sinopse, é “revelar como a linha específica do repertório do Teatro Essencial encontra na palavra um lugar potencialmente criativo de imagens, gestualização e visualização”, além de revisar a trajetória da artista, que é reconhecida internacionalmente.

Teatro de reflexão

Também no Teatro Positivo, às 21 horas do dia 29 – com uma reapresentação no mesmo horário e local no dia 30 –, Denise traz o solo “Vozes Dissonantes” a Curitiba pela primeira vez em dez anos.

O espetáculo foi originalmente criado para os 500 anos do Brasil – incialmente patrocinado pela Comissão Nacional para a Comemoração do V Centenário e depois recusado por seu olhar crítico sobre a história do país.

Continuado por persistência de Denise, o solo – inspirado por manifestações libertárias e combativas de figuras brasileiras como Padre Antônio Vieira, Tiradentes, José Bonifácio e Milton Santos – chegou ao público brasileiro em 2000 com posterior apoio do Sesc.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]