Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TEATRO

“Essa é uma boa peça para quem não me conhece ainda”, diz Eduardo Sterblitch

Humorista apresenta “USE ME” no Teatro Ópera de Arame neste sábado

Ator apresenta principais personagens da carreira, incluindo Freddie  Mercury Prateado e Poderoso Castiga, da época em que integrava o programa “Pânico na Band” | Divulgação/
Ator apresenta principais personagens da carreira, incluindo Freddie Mercury Prateado e Poderoso Castiga, da época em que integrava o programa “Pânico na Band” (Foto: Divulgação/)

Não se engane: fazer comédia não é algo solto, totalmente espontâneo, ao sabor dos acontecimentos do dia, simplesmente. “É claro que há momentos de menos controle, mas o cálculo (do humor) é matemático nessa peça”, afirma ele, sobre “USE ME”, espetáculo que ele apresenta neste sábado (4) no Teatro Ópera de Arame (Rua João Gava, s/n), às 21h30, e repassa sua carreira. Os ingressos variam de R$60 (meia-entrada) a R$150 (inteira), dependendo do setor.

A montagem começou a circular há cerca de um ano, antes, portanto de sua saída do programa “Pânico na Band”, em abril. Na televisão, onde começou em 2008 ainda na RedeTV! o carioca criou César Polvilho, Freddie Mercury Prateado e o Poderoso Castiga, alguns dos personagens mais simbólicos que ele, avisa, não abandonou em “USE ME”. “As pessoas pedem e eu faço. É curioso que há quem se lembre de personagens da TV e do teatro que eu não me recordo”, afirma. O DJ Rael Barja e o comediante André Pateta também participam do espetáculo.

Mas a vontade é ir além dos personagens já conhecidos, e ficar à vontade em seu espaço preferido e também apresentar outras possibilidades como ator. “Essa é uma boa peça para quem não me conhece ainda”, acredita.

O processo de construção de personagem é uma labuta diária. “É muito trabalhoso. Às vezes você tem uma voz, mas não tem carisma. Às vezes você tem a expressão corporal, mas não tem um personagem completo. Todos os dias eu vou juntando elementos”, relata.

Cinema

A peça é dirigida por Rafael Queiroga, colega desde os tempos do Teatro Tablado e também um pouco dono do texto. “A gente se fala o tempo todo e modifica sempre as coisas juntos”, afirma.

É com Queiroga que Sterblitch desenvolve agora o roteiro para a versão cinematográfica de Poderoso Castiga, um dos personagens mais importantes da época do “Pânico” (aquele do bordão “mais ou menos, mais ou menos”, que chegou a ter um talk show). Neste ano deve estrear também “Os Penetras: Quem Dá Mais?”, continuação da comédia de Andrucha Waddington de 2012, com Marcelo Adnet e Mariana Ximenes. “Mas a maioria dos meus projetos futuros são dramáticos”, avisa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.