• Carregando...
Projeto Cena HQ promove leituras dramáticas de histórias em quadrinhos | Divulgação/
Projeto Cena HQ promove leituras dramáticas de histórias em quadrinhos| Foto: Divulgação/

O projeto curitibano Cena HQ, que mescla quadrinhos e teatro, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Troféu HQMIX, principal premiação da área no Brasil. O projeto, que desde 2009 promove a leitura dramática de histórias em quadrinhos, foi o vencedor na categoria Produção para Outras Linguagens. A cerimônia de premiação será no dia 12 de setembro, em São Paulo.

Os curitibanos venceram concorrentes como os filmes americanos “Guardiões da Galáxia”, “Capitão América 2” e “X-Men - Dias de um Futuro Esquecido”, e a série de tevê “Agents of S.H.I.E.L.D.”.

O projeto foi concebido no final de 2009, quando a Cia Vigor Mortis, sob a direção de Paulo Biscaia Filho, foi convidada a apresentar uma leitura dramática com obra literária de um autor curitibano. O diretor escolheu uma leitura de Folheteen, do quadrinista José Aguiar. O resultado foi tão satisfatório que a dupla resolveu dar sequência às leituras, sempre seguidas de um debate.

Ao fim da atual temporada, que se encerra em fevereiro de 2016, terão sido adaptadas para o palco 40 obras de autores, entre brasileiros, argentinos e o inglês David Lloyd, cocriador de “V de Vingança”. As leituras acontecem sempre no teatro da Caixa Cultural e a entrada é gratuita.

O próximo espetáculo será apresentado no dia 16 de setembro, com a obra “Aos Cuidados de Rafaela”, de Marcelo Saravá e Marco Oliveira. Nesta temporada também serão encenadas as HQs “Piteco”, “Beladona”, “A Vida de Jonas” e “A Infância do Brasil”, webcomic inédita de José Aguiar, que estreará como minissérie com lançamento previsto para 12 de setembro. Para conhecer mais sobre a Cena HQ acesse a página do projeto na internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]