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Baseado em espetáculo da Broadway, "Pinocchio" chega a Curitiba | Divulgação
Baseado em espetáculo da Broadway, "Pinocchio" chega a Curitiba| Foto: Divulgação

A montagem

Pinocchio já foi visto por mais de 700 espectadores em diversas cidades brasileiras, e conta com uma equipe de 120 pessoas, dentre atores e técnicos envolvidos e uma produção que utiliza 40 personagens em cena. Sobem ao palco 180 figurinos e 35 cenários, dos quais cinco são giratórios, além de oito toneladas de equipamentos e muitos efeitos especiais.

Serviço

Pinocchio. Quinta (4), às 14h30 – sessão especial dedicada às crianças carentes. Sexta (5), às 9h e às 14h30 – projeto escola; e às 20h30 para o grande público. Sábado (6), às 15h e às 19h30. Domingo (7), às 15h e às 18h. Teatro Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300). Pontos de venda: Disk Ingresso (3315-0808), por telefone e Internet e também nos quiosques nos Shoppings Müeller e Curitiba; na bilheteria do teatro das 9 às 21h. Entrada: filas 1 a 15 – R$ 60 (meia R$ 30) e filas 16 a 28 – R$ 40 (meia R$ 20). Valores válidos para estudantes e pessoas acima de 60 anos. É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário.

Projeto Escola: a preços diferenciados (R$ 20), será feito exclusivamente para grupos, nos dias de semana, pela manhã e à tarde, de forma a possibilitar o acesso das escolas sem interromper a rotina de horários. O transporte é responsabilidade de cada escola.

Informações: (41) 3315-0808 e (41) 3317-3107

O musical da Broadway "Pinocchio" foi cancelado. O espetáculo iria entrar em cartaz em Curitiba nesta semana, e quem comprou ingressos para a apresentação deve devolver ao Disk Ingresso para reaver o dinheiro.

O diretor Billy Bond, italiano radicado no Brasil há 20 anos que já adaptou vários outros espetáculos baseados em na Broadway como "O Mágico de Oz" e "O Beijo da Mulher Aranha", disse que o enredo do boneco feito de madeira, que foi escrito originalmente em 1883, se mantém atual por trazer "valores que o ser humano tenta conservar através do tempo" como companheirismo e ética.

Para Bond, o musical é dirigido ao público de todas as idades. "O espetáculo atrai os mais velhos emocionalmente por conta da história; a idade média se encanta com a montagem, as pessoas dançando, o figurino; já as crianças menores se encantam com os bonecos", explicou ele.

A inovação está na tecnologia, e a peça faz uso de vários recursos de luz, projeções e efeitos especiais. "Estou usando tudo isso em favor da fábula", contou Bond, que acrescenta que o efeito mais difícil de ser feito foi o nariz de Pinocchio, que teria que crescer quando ele conta uma mentira.

Billy Bond contou ainda a respeito das diferenças entre a montagem nacional e a vista na Broadway, além de explicar o processo de criação e construção do espetáculo.

Confira a entrevista na íntegra:

Como foi concebido o espetáculo "Pinocchio"?

Você tem muita informação no espetáculo. O livro no qual a peça é embasada é um best-seller e existem obras sensacionais sobre isso. O Robert Benini fez um filme sobre o Pinocchio. A própria Disney e a Broadway. A história é muito comovente, é um pai que não poderia ter filhos e ele vê em um boneco o filho dele. Forma-se uma vida através da alma do boneco.

"As Aventuras de Pinóquio" é uma obra da literatura lançada em 1883. Qual a fórmula que você usou na concepção deste espetáculo para manter o tema atual e atrair o público?

As histórias de alguma forma, as fábulas, elas continuam sendo atuais. É alguma forma temática na qual se toca o companheirismo, falta de ética, não mentir. São valores que o ser humano ainda tenta conservar através do tempo. A temática é bastante interessante. Há alguma inovação na forma de contar a história, já que a narrativa em si já é conhecida por grande parte das pessoas?

Há inovação da tecnologia. Hoje em dia é como se a gente tem a tecnologia, o som, a luz, as projeções, os efeitos especiais. Estou usando tudo isso em favor da fábula. Mas a realidade ninguém muda, a história ninguém muda. Você pode mudar o jeito de fazer, mas continua tendo uma essência. É independente da tecnologia. Pinocchio é uma grande história.

O roteiro do espetáculo é fixo ou há alguma interatividade com as crianças?

É fixo. É um espetáculo teatral, uma comédia musical. É um espetáculo não só para crianças, pois é tipo Broadway com muita dança, 180 figurinos, 40 personagens em cena. Os atores cantam ao vivo. Tem todos os requisitos de uma grande montagem.

O que atrai cada faixa etária vê no espetáculo que consegue atingir várias camadas mesmo se tratando de uma peça infantil?

O espetáculo atrai aos mais velhos emocionalmente por conta da história, a lembrança da sua juventude. A idade média, o pessoal que tem mais informação, que viaja, eles se encantam com o que é a montagem, as pessoas dançando, o figurino da Broadway. As crianças menores se encantam com os bonecos. O Pinocchio e os seus companheirinhos, o Gepeto, a Raposa, A Gata, o Grilho falante.

A adaptação foi feita a partir do musical da Broadway. Existe alguma exigência que teve que ser mantida em relação à obra estrangeira?

Tem as exigências de sempre. Eu tenho muita experiência porque eu fui diretor e produtor do "Les Miserábles", "A Bela e a Fera", "Rent", "O Beijo da Mulher Aranha", e "O Mágico de Oz", que esteve em Curitiba no ano passado com tanto sucesso. Então nós temos certa regalia, digamos - a experiência.

Quais são as diferenças com relação ao espetáculo original e o que é apresentado aqui no Brasil?

Primeiramente, na Broadway ela já saiu de cartaz. Hoje você não vê na Broadway. Você vê na Itália e na Alemanha, está na Europa agora. A diferença é que, na leitura que nós temos do nosso Pinocchio, ele é um híbrido do filme do Benini com o livro e ainda mais toda a informação que temos, inclusive as referências de Disney, por exemplo. Nós temos muitas referências para dar uma "melhorada" ao próprio produto.

Como foi o processo de construção do espetáculo? Foram muitos meses de ensaios?

Como todos os grandes musicais, o processo começa um ano ou dois anos antes. Dois anos na preparação do roteiro e do material que vai em cena e depois vem a escolha do pessoal pois eles tem que cantar, dançar e interpretar. Depois vem os figurinos e a fabricação dos cenários. Nós temos cinco cenários diferentes. É um espetáculo grande, não é um espetáculo pequeno. Então, tudo isso tem um tempo, mas não é um tempo exagerado. Você não pode demorar muito tempo nesse tipo de coisa, pois você começa a perder dinheiro.

Qual parte da montagem foi a mais difícil de "dar vida"?

Foi tranqüilo, mas tem alguns efeitos especiais que são bastante difíceis. Por exemplo, o crescimento do nariz do Pinocchio. São alguns truques que não são fáceis.

Você gostou do resultado final?

Sim, muito. As pessoas gostam muito.

Você já apresentou o espetáculo da Broadway "O Mágico de Oz" em Curitiba em 2007, e "Os Produtores" também tiveram passagem pela capital paranaense. Quais foram as características que mudaram no cenário teatral da cidade para que este tipo de espetáculo pudesse ser apresentado aqui?

Curitiba é uma cidade importante, uma cidade culta, que tem tradição de teatro. Não poderia ficar de fora do circuito do circuito básico que seria São Paulo e Rio. O circuito lógico é Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte. É o mínimo para você começar a sair com esse tipo de peça.

Você já visitou o espaço onde vai estar a peça?

Não, eu não conheço. Me passaram as plantas e, "Os Produtores" couberam aí, então não vai ter problema conosco.

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