• Carregando...

O feriadão do carnaval já se aproxima e muita gente já pensa no que fazer durante os quatro dias de festa. Atividades e comemorações para crianças, jovens e adultos não faltam. Porém, neste ano, duas ótimas opções prometem propiciar muita diversão também para a terceira idade. Não só porque entre os dias 18 e 27 de fevereiro comemora-se a Semana Nacional do Idoso, mas sim porque para se divertir, a idade é o que menos importa. Sejam através de blocos ou grupo de foliões de 65 e 90 anos, a festa está garantida para todos, mostrando que os idosos também têm vez na animação dos bailes carnavalescos.

Para "aquecer os motores", a primeira edição do "Carnavó" acontece neste sábado (18), como forma de integrar os moradores do Asilo São Vicente de Paulo com a comunidade. Logo após o meio-dia, a rua São Vicente, que fica em frente ao asilo, será fechada, e toda a estrutura da festa será montada. De acordo com Aluisio de Paula, um dos assessores do "Carnavó", a idéia da festa é ser um carnaval de rua, com tudo que tem direito, desde brincadeiras para as crianças, até desfiles de blocos e escolas de samba. E pela programação já divulgada, a diversão está garantida.

A abertura do evento será feita pela banda do Colégio Bagozzi às 15h. Logo em seguida, a escola de samba de Curitiba "Embaixadores da Alegria" apresenta um pequeno aperitivo do desfile do grupo especial da capital paranaense, que acontece no próximo dia 25 de fevereiro. A partir das 16h30, haverá uma roda de tambores, que consiste em um batuque pra lá de animado. Às 17h, quem desfila a Mocidade Azul, uma das mais tradicionais escolas de samba curitibanas. Encerrando a festa, uma banda de pagode, ainda não confirmada, encerra com chave de ouro o carnaval no São Vicente de Paulo.

Blocos de outras instituições, como o do Pequeno Cotolengo e do projeto Cão Amigo, além é claro dos moradores do asilo, também compõem a festa. Para as crianças, haverá brincadeiras como cama elástica, piscina de bolinhas, tobogã, entre outros. Uma praça de alimentação também estará disponível para quem comparecer.

Rancho das Flores

Um grupo de 620 foliões com idade entre 65 e 90 anos, que participam de programas municipais de apoio à terceira idade. Eles formam o "Rancho das Flores", um bloco que vai para a avenida neste ano com um novo conceito em alegoria. O desfile especial acontece no dia 25 de fevereiro, às 19h30, durante o desfile do grupo especial das escolas de samba de Curitiba.

O responsável pela "repaginação" do grupo é o carnavalesco e ator Aldici Lopes, que já atuou na Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro. Há 20 anos no ramo, Aldici conta que o grupo deixa o "carnaval caseiro" para se apresentar com mais cores, detalhes e alegria.

O enredo do bloco em 2006 é "Encanto na Avenida", de Nelsinho Cerrato Júnior. O destaque do desfile do Rancho fica com o figurino deste ano. Todas as roupas estão sendo preparadas com materiais leves, como isopor, acetato e penas. Segundo o carnavalesco, o grupo se beneficia da agilidade, sem perder em igualdade com o brilho das outras agremiações.

De acordo com César Monteiro, um dos responsáveis pelo bloco, esta é a primeira vez que o "Rancho das Flores" vai para o asfalto deixando para trás o conceito amador do carnaval. Isto porque os componentes vão desfilar usando materiais totalmente recicláveis. Ele aposta no crescimento do bloco para 2007, com a entrada de novos integrantes, o que pode estimular o carnaval curitibano.

Pelo menos uma coisa já é cerca: os foliões prometem animar as arquibancadas montadas na Avenida Cândido de Abreu, junto à Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, durante cerca de 45 minutos.

Serviço:

"1º Carnavó". Sábado (18) a partir das 15h. (Rua Barão dos Campos Gerais, 970 – Juvevê) , (41) 3252-4862. Entrada franca.

Você pretende passar o carnaval em Curitiba? Participe da nossa enquete

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]