• Carregando...
Vídeo | Reprodução/Vídeo Fantástico
Vídeo| Foto: Reprodução/Vídeo Fantástico

A francesa Ariane Mnouchkine e o grupo Théâtre du Soleil vem ao Brasil este ano.Em 43 anos de atividade, é a primeira vez que o Soleil se apresenta por aqui. Tentava-se trazer o grupo ao país há mais de 20 anos. Mas sempre se esbarrava na falta de dinheiro.

O Théâtre du Soleil encontrará platéias brasileiras e argentinas que sabem mais da máquina de entretenimento do canadense Cirque du Soleil do que sobre as experiências estéticas e o pensamento humanista de Mnouchkine.

Em entrevista durante o Festival de Avignon, na França, em julho, Mnouchkine, de 68 anos, minimiza esse tipo de comparação ou confusão com a trupe de circo. "Isso não se dá só no Brasil, mas em muitos países que visitamos." Buenos Aires (4 a 15/9), Porto Alegre (27 a 30/9) e São Paulo (12 a 23/10) receberão a obra mais recente do Théâtre du Soleil, "Les Éphémères" (Os efêmeros), de 2006. Ao contrário de peças anteriores, que valorizam plasticidade da cena e conteúdo épico para lidar com a realidade (caso da saga de refugiados em "Le Dernier Caravanserail", de 2003), "Les Éphémères" recua no impacto espetacular e se fixa nas emoções particulares que movimentam a roda da história.

O espetáculo legendado poderá ser visto em duas partes, uma por dia, ou em sessões integrais que duram em média oito horas e meia. Todas incluem o ambiente de um restaurante rústico, um bar. Nele, antes do início e nos intervalos, o público pode comprar e comer pratos com carne e legumes elaborados por alguns dos próprios artistas.

O espírito agregador da comida faz parte da identidade do Soleil. É assim na sede, a Cartoucherie, em Paris. Nas viagens, o grupo procura partilhar essa cultura de teatro. A montagem envolve 61 pessoas, entre atores, técnicos e crianças.

Mais informações sobre a passagem da companhia por São Paulo podem ser obtidas no site www.sescsp.org.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]