• Carregando...
A evolução | Reprodução/G1
A evolução| Foto: Reprodução/G1

Os espetáculos da Sutil Companhia de Teatro, dirigida por Felipe Hirsch, são sempre esperados com ansiedade pelo público do Festival de Teatro de Curitiba (FTC), desde a apresentação de "A vida é cheia de som e fúria", sucesso do Fringe na edição de 2.000. Sem estrear uma peça no FTC desde então, nesta edição, a Sutil estréia "Thom Pain - Lady Grey", com sessões nesta sexta-feira (23) e sábado (24), no Teatro da Reitoria. O texto é de Will Eno, autor norte-americano contemporâneo, que Hirsch já apresentou no FTC, com a peça "Temporada da Gripe".

Apesar da expectativa, o diretor avisa que a nova montagem não é fácil. "O público tem que ir dedicado. É uma peça muito radical, árida, difícil para a platéia, mas, por outro lado, de longe é um dos espetáculos mais bacanas que já montei", disse o diretor. A peça apresenta dois solos, um interpretado pelo ator Guilherme Weber, o Thom Pain, e o outro pela atriz Fernanda Farah, a Lady Grey. A separação de um casal é o ponto de partida para o texto, onde os personagens tentam decifrar o que leva os relacionamentos à falência. Para isso os personagens vão refletir sobre suas infâncias, desejos, decepções, perdas, entre outros fatores.

"Thom Pain – Baseado em Nada", foi um dos finalistas do Prêmio Pulitzer de 2005. É a voz do próprio Will Eno, catalogando as eternas agonias da condição humana. "Lady Grey – Em Luz Cada Vez Mais Baixa", é o outro monólogo do espetáculo, e, também, o outro lado do primeiro texto. Nele a mulher tenta preencher o vazio para, eventualmente, conseguir viver."É um texto muito sintonizado com o que está acontecendo na sociedade em geral, de forma bem contemporânea. Apesar de parecer monólogos, são dois textos escritos para serem encenados juntos. Também criamos um formato especial para esta montagem", comentou Hirsch.

O espetáculo teve uma pré-estréia em Porto Alegre, mas o diretor avisa que o formato final será visto no FTC. A montagem deste texto começou em 2005, com uma leitura aberta do texto, mas devido à agenda intensa da Sutil, e o fato da atriz residir em Berlim, somente agora a peça está estreando. "Sempre fico feliz em estar no festival e acho que esta peça tem uma continuidade de ‘Temporada da Gripe’ , também do Eno. Espero que as pessoas gostem, mas sei que pode ser uma experiência difícil para a platéia", completou.

Depois das apresentações no FTC, "Thom Pain" deverá ser apresentada em São Paulo, em julho. Antes disso, a Sutil estréia, também na capital paulista, a peça "Educação Sentimental do Vampiro", texto de Dalton Trevisan, para uma temporada de sete meses.

Confira outras atrações no Guias e Roteiros

Serviço: Thom Pain - Lady Grey, Sutil Companhia de Teatro. Sexta-feira (23) e sábado (24) às 20h30. Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299) Tel.: 3360-5066. R$ 26,00.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]